fbpx

Como Evitar Conflitos em Casa

20, mar, 23

Como evitar conflitos em casa

Desde que o mundo é mundo, e que há “gente como a gente”, os conflitos aparecem. Tudo começou lá no jardim, no lugar mais tranquilo da terra. Muito, muito antes de termos boletos para pagar e louças para lavar. Adão e Eva viviam tranquilamente, conversando com Deus, cuidando do jardim, dando nome aos animais. Tinham comida, segurança, sono de qualidade; não ficavam doentes, não tinham parentes, tampouco stress, depressão ou ansiedade, e ainda assim conseguiram se desentender. Numa falha terrível de comunicação, a serpente entrou no meio, e o resto você já sabe, sobrou para todo mundo, porque ali estava uma casa sem muro de proteção.

Logo em seguida, nessa mesma história, nessa mesma família, houve outro conflito. Agora entre irmãos. Rolou uma treta grande, ciúmes, inveja e terminou em assassinato, que confusão! A partir de então os conflitos nos perseguem, dentro de casa, dentro dos muros. Não há relação humana em que não haja um pingo de conflito. Esposas e maridos, que antes do casamento tinham toda a paixão do mundo para dar, no casamento passam a viver como se fossem inimigos. Os filhos tão sonhados e planejados, como príncipes e princesas, se tornam sapos e sapas. Os lares ao invés de serem refúgio nessa terra, se tornam um lugar de guerra.

E tudo isso por causa de que? Aposto que você pensou que eu ia dizer por causa dos conflitos, mas na verdade, não são os conflitos, mas a falta de sabedoria em lidar com eles. Temos dois mil e vinte e três anos de história – contada a partir da chegada de Jesus -, e ainda assim, nesse momento presente, a maioria das pessoas não sabe administrar seus conflitos, sejam eles intra ou fora muros.

Mas há esperança nós. 

Conflitos fazem parte da história humana. E isso é assim, como diz o ditado – “cada cabeça uma sentença”. Num mundo onde há oito bilhões de habitantes, ainda não se encontrou duas pessoas que pensam exatamente iguais em tudo. Podem concordar parcialmente, mas sempre haverá pontos de discórdias. É possível aprender a encontrar a natureza dos conflitos e combatê-la, desenvolvendo ferramentas para lidar com eles de forma adequada e inteligente. Então siga alguns conselhos para você usar em sua casa e diminuir os conflitos:

Evite conversas sérias e discussões quando estiver cansado, com sono ou com fome.

Ninguém responde bem quando suas necessidades básicas não estão satisfeitas. Querer ter uma DR com alguém depois de um dia intenso de trabalho, onde todas as energias já foram gastas, a mente está esgotada e a irritabilidade chegou, é pedir para brigar.     

Aprenda a se perceber e entender quais são os pontos chaves que desencadeiam uma atitude conflituosa. Muitos casais brigam por motivos pequenos, que bastaria uma conversa franca e uma predisposição de mudança para resolver o conflito. Por exemplo, vejo em minha prática clínica que muitos casais brigam, por conta da limpeza e arrumação da casa. E uma divisão de tarefas, seria adequada para o cotidiano do casal, é claro, com o compromisso de cada um fazer sua parte, para reduzir muito os conflitos conjugais.

Foque sempre na solução e não na pessoa

Tenha sempre em mente que o importante é resolver o que precisa ser resolvido e não brigar um com o outro, só para mostrar quem tem razão. Imprevistos acontecem e as pessoas não são perfeitas – esses dois pontos fazem e farão para sempre, parte da vida. Lembre-se disso: você é imperfeito e o outro que está ao seu lado, também. Compreensão mútua é o ideal a ser buscado.

Lide com sua raiva

Algumas pessoas estão sempre prontas para explodir. É o famoso “pavio curto”. Nesses casos, qualquer motivo – não importa o tamanho -, é motivo para o conflito. São pessoas acostumadas a brigar, e as vezes nem sabem viver de outro jeito. Nesse caso é importante buscar tratar a raiz dessa raiva, que provavelmente começou na infância, se tornou um monstro, mora dentro de você, mas pode e deve ser tratada.

Escolha viver em paz

Sim! Viver em paz e sem conflitos também é uma escolha. Muitos conflitos surgem por motivos fúteis e que não levam a nada. Sempre que estiver em uma situação difícil, antes de “conflitar”, dê um passo para trás, saia do recinto, coloque os pensamentos no lugar e respire profundamente. Essa atitude simples irá ajudar a reduzir – e muito – os conflitos desnecessários.

E para finalizar, quero deixar um conselho do sábio rei Salomão:

“A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira.” (Provérbios 15:1 NVT)

Um abraço com carinho

 

Katia Ferreira (psicóloga clínica e colaboradora do Rede Família)