fbpx

Relacionamento é Presença

22, maio, 23

Relacionamento é Presença

Existem presenças que são indispensáveis dentro de um lar. A presença do marido, da esposa, dos filhos, independente de quantas pessoas vivam numa casa, elas preenchem as vidas umas das outras. 

Essa realidade destacada acima, é a desejável para nossos lares. Mas perceba que há presenças que alegram e presenças que pesam. Para que um lar seja agradável, para que as pessoas vivam bem, sintam-se bem e alcancem seu potencial, alguns componentes são importantes. Dentre eles o amor, a alegria, a harmonia, a cumplicidade e a esperança. Mas nenhum destes componentes adiantam se não tivermos a presença de Deus. 

PRESENÇA ESSENCIAL

Ela é imprescindível. A presença de Deus nos garante que tudo que é essencial, tudo que é fundamental, esteja presente. A presença do pai celeste traz à família, segurança, conforto e ainda conecta o grupo às coisas do alto, porque ela é boa, agradável e perfeita. Dessa presença flui o amor! Você sente a presença de Deus no seu lar? Cristão, entenda que o seu lar é o lugar da presença das pessoas, mas acima de tudo, lugar da presença de Deus! A presença dele não pode faltar no seu lar, pois sem ela você será incompleto. 

CUIDEMOS DA INTERAÇÃO FAMILIAR

As pessoas podem estar em sua casa fisicamente, mas não necessariamente presentes. O contrário da presença é a ausência, e essa ausência, também pode ser percebida através de um silêncio. Da indiferença. O silencio também fala! A ausência da presença de Deus é extremamente impactante em um lar, bem como a ausência das figuras importantes para garantir a funcionalidade da família. Vivemos em uma época em que pais, mães e filhos estão ausentes de suas casas. Eles estão sendo atraídos pelas diversas atividades que o mundo os oferta todos os dias, e que, por muitas vezes é mais atrativo que a vida doméstica.  Os pais são atraídos pelo mundo do trabalho, das realizações, das obrigações, dos excessos de demanda, ou até mesmo pelos resultados, alguns são muito rentáveis. 

COMO MARCAR PRESENÇA

De fato, algumas pessoas se deixam capturar pelo mundo exterior e negligenciam suas presenças nos lares. O lar deve ser um lugar sagrado, como um cantinho de refrigério, de remanso. Lugar de aconchego no fim de um dia exaustivo, onde as pessoas que se amam se encontrem, se completem e se nutram mutuamente, suprindo um ao outro em amor. Mas para que isso realmente aconteça, precisa existir nas pessoas, uma disposição de se entregar, de compartilhar e trocar esse amor.

PRESENÇA É PENSAR NO OUTRO

Para manifestar a presença no lar, é necessário que as pessoas abram mão de si mesmas, em benefício dos seus próximos e dos seus relacionamentos, enfrentando de forma incisiva, esse fluxo de influência do mundo, que incentiva cada vez mais o individualismo. Com tanta pressão do mundo, encontramos raramente, pais, mães e filhos dispostos ao esforço de manifestar sua presença.

Além das inúmeras demandas externas, das tantas influencias e das pressões do mundo, as famílias lutam contra um dispositivo cada vez mais presente na vida e no cotidiano dos lares – o celular. Este aparelho se tornou especialista em dividir as atenções, em dissipar as presenças. 

Fica muito difícil concorrer quando se tem o mundo todinho na palma de sua mão. Informações, experiências, risos fáceis, aparências, dopamina sendo liberada num fluxo constante, e em altas doses, essa é a receita das redes sociais! Os algorítmos estão cada vez mais vorazes, aplicados na captura das mentes, mantendo elas e os olhos cativos nas telas, a um custo muitíssimo alto. Hoje observamos sentados a degradação das famílias, cada vez mais conectadas com mundos e pessoas virtuais e mais desconectadas emocionalmente com os queridos da família. 

RELACIONAMENTOS SUPERFICIAIS, NÃO

Pessoas que, muitas vezes nem mais se convivem, apenas cohabitam em suas casas, que deixam de ser lares. Precisamos estar comprometidos na busca da presença viva e mútua! Para obtermos a presença de Deus nos lares, precisamos de empenho na busca dessa realidade – por hora tão distante -, e nos relacionar com Ele. O nosso Deus não quer relacionamentos superficiais, Ele quer passar tempo conosco, quer nos ouvir e também falar aos nossos corações, para isso precisamos de tempo. Uma atitude que auxilia muito para encontrar a presença de Deus é a disciplina. 

Da mesma forma que devemos nos manter comprometidos e empenhados buscando a presença de Deus, também devemos manifestar a nossa presença no lar com os membros da nossa família. Isso implica em disciplina, em dedicação de tempo, com disponibilidade para se importar, para ouvir, para se interessar, para se dedicar, se envolver na vida do outro, enfim, se esforçar no desejo de estar presente! 

 

Kátia Ferreira, psicóloga Clínica e blogueira colaboradora do Rede Família

@katia_psicoterapeuta