fbpx

Grupos de Apoio 100% PRESENCIAL e GRATUITO, na PIB Batel às terças – 19:30h

                                                                                                                           “Um verdadeiro DISCIPULADO das EMOÇÕES”

VISÃO

Ver todas as pessoas curadas em sua orfandade, libertas da rejeição e restauradas em seus relacionamentos: com Deus, consigo mesmo e com os outros.

MISSÃO

Levar esperança as pessoas, possibilitando um real encontro com Deus, e através deste relacionamento possam vivenciar um processo para a cura de todos os tipos de traumas, vícios e maus hábitos.

VALORES
  • Dependência de Deus
  • Autenticidade nos relacionamentos
  • Responsabilidade Pessoal
  • Encorajamento diário
  • Autoavaliação contínua
  • Eu não sou meu pecado, sou um filho(a) amado(a) de Deus
  • Senso de Pertencimento, família para pertencer
  • Existe cura em Jesus, não há nada que a presença de Jesus não possa curar
  • O QUE É O CICLO RESTAURA?

É uma ferramenta, e como tal, não tem o poder de mudar a vida de ninguém. Quem tem o poder para mudar, restaurar, transformar e curar é Jesus!

  • ILUSTRAÇÃO QUE DESCREVE A FERRAMENTA RESTAURA:

Se comparássemos os problemas emocionais a uma árvore, veríamos que a orfandade é a raiz de todos os males emocionais. O tronco dessa árvore seria a rejeição e os grandes galhos seriam as compensações, tais como Codependência, religiosidade, desvios de sexualidade e vícios.

Destes galhos maiores, surgem outros menores, com outras proporções de compensação: compulsão, ira, perfeccionismo, procrastinação entre outros.

Cada uma dessas compensações serve de válvulas de escape e substituição para as dores e traumas emocionais.

Tudo isso por conta dos bloqueadores que impedem a paternidade de Deus de fluir sobre nossa vida, pode ser eles, abusos, traumas, nossas escolhas erradas, escolhas erradas de outros que recaíram sobre nós.

Nisto identificamos a função da ferramenta RESTAURA, que através do Espírito Santo nos guiando a “identificar e remover esses bloqueadores”, a paternidade de Deus poderá fluir em nossa vida, viveremos a aceitação como filhos amados de Deus, e o que será gerado em nós são os frutos do Espírito que é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio! (Gálatas 5:22-23).

  • QUAL É O TEXTO BASE  DO RESTAURA?

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.” 2 Coríntios 1:3-4

  • RAZÕES PARA PARTICIPAR DO CICLO RESTAURA

Buscar restauração, aprender a lidar com os problemas do passado, receber força e graça para viver no presente e construir um alicerce saudável para o futuro. Ao compartilhar nossos problemas, nós nos abrimos para uma nova maneira de ver as coisas e ao caminharmos juntos, percebemos que não estamos sozinhos.

Existem três dimensões nas quais o ser humano se relaciona, um tripé que sustenta sua saúde emocional e revela sua condição espiritual. São eles: o seu relacionamento com Deus, o seu relacionamento consigo mesmo e o seu relacionamento com outras pessoas.

A saúde de nossas emoções se intercala e reflete a condição de cada um desses relacionamentos.

O programa é voltado à restauração desses relacionamentos por meio de um processo baseado em princípios terapêuticos de grupo com aplicações de ensinos bíblicos, buscando em Jesus os caminhos possíveis e decisões necessárias para plena restauração dos relacionamentos.

Todos esses aspectos são abordados na perspectiva de que a falta de equilíbrio emocional tem sua fonte na ausência de paternidade em Deus, bem como em pessoas que de alguma forma exerceram algum tipo de cuidado em nossa vida, sejam elas pais, avós, parentes, professores ou líderes. Em outras palavras, observaremos como o estado de orfandade da alma pode gerar em cada indivíduo o sentimento de rejeição e inadequação.

O participante do RESTAURA encontrará abordagens de algumas áreas de recuperação, restauração e libertação, das quais tratará das origens, consequências e decisões para a sua superação.

  • QUEM DEVE PARTICIPAR?

Todas as pessoas que queiram a cura em suas emoções e restaurar seus relacionamentos com Deus, consigo mesmo e com o próximo, superando todos os tipos de traumas, vícios e maus hábitos.

Não é terapia individual ou em grupo.

  • O QUE ACONTECE NOS GRUPOS?

Verbalização da dor, contato com sentimentos, olhar para si mesmo e autopercepção.

Você não será aconselhado no grupo. Ninguém resolverá, consertará ou lhe dirá o que fazer com os seus problemas.

No grupo vivenciamos esta verdade: “Nossa doença sai pela boca e o tratamento entra pelos ouvidos”.

O grupo de apoio acontece com até 15 pessoas.

Cada grupo tem um líder que dará as orientações sobre a dinâmica do encontro. Cada participante, a começar pelo líder do grupo, partilhará por 3 a 5 minutos sobre emoções vividas. Ele poderá falar sobre qualquer época de sua vida, do tema tratado ou outro que o tem incomodado, inclusive experiências vividas naquele mesmo dia. Com isso, cada participante usará este momento para desabafar, e isso se tornará uma válvula de alívio e autoconhecimento, quer seja através de sua partilha ou das partilhas de outros participantes, cada participante é levado a aprender a controlar suas emoções.

O QUE SOMOS

– Um lugar seguro para compartilhar
– Um lugar para se refugiar
– Um lugar para se pertence
– Um lugar para cuidar de outros e ser cuidado
– Um lugar onde respeitamos cada membro
– Um lugar que valoriza o sigilo
– Um lugar para aprender
– Um lugar para crescer e se tornar
– Um lugar onde pode tirar sua máscara
– Um lugar para desafios e riscos saudáveis
– Um lugar que pode mudar sua vida

O QUE NÃO SOMOS

– Um lugar para dominar egoisticamente
– Um lugar para fazer terapia
– Um lugar para esconder segredos
– Um lugar para encontrar com quem sair
– Um lugar para “consertar” outros ou ser “consertado”
– Um lugar para perfeição
– Um lugar para julgar os outros
– Um lugar para soluções fáceis ou receitas prontas

  • COMO IDENTIFICAR SUA LIMITAÇÃO OU ÁREA DE RESTAURAÇÃO?

Tudo sobre o que você não pode falar já está fora de controle em sua vida.

Por que as pessoas não buscam ajuda? A maioria das pessoas vivem com o que chamamos de Síndrome de Gabriela: Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim.

  • QUAL O OBJETIVO DO PROCESSO?

Todos cremos que Deus tem o poder para curar e resolver todos os nossos problemas com um estalar de dedos, num piscar de olhos, Amem!?

Por que Ele não o faz?

Tem coisas que Deus resolve em um estalar de dedos, num piscar de olhos, mas as mudanças mais significativas e mais duradouras em nossas vidas, Deus fará através de um processo.

Não importa se a ação de Deus em sua vida acontece no início, meio ou fim, o processo é indispensável! É necessário que tenhamos um aprendizado, que aprendamos quais foram os motivos razões e circunstâncias que nos levaram a estarmos como estamos hoje ou nos tornou o que nos tornamos. É necessário aprendizado!

Se não aprendermos quais foram os motivos, razões e circunstâncias que nos levaram a estarmos como estamos ou nos tornar o que nos tornamos, o inimigo vai usar os mesmos motivos, razões e circunstâncias para nos deixar doentes em outra área.

  • POR QUE É IMPORTANTE?

Trecho do livro “O segredo da vida abundante” Stormie Omartian:

“Desde muito cedo, somos apresentados a figuras imponentes e imbatíveis: os super-heróis. Mesmo sem se dar conta, muitas pessoas desejam ou fingem ser uma espécie de Super-homem ou Mulher Maravilha, com força e recursos suficientes para vencer problemas de diversos tipos.

Isso acontece, sobretudo com as questões de ordem emocional, que revelam quanto somos frágeis e vulneráveis. Para muitas pessoas, é difícil sustentar sua própria humanidade, pois carregam consigo traumas, medos, insatisfações e sentimentos de inutilidade, uma sensação terrível de que não conseguirão ir muito longe na vida. E muitos desses problemas foram causados por pessoas bem próximas: pais, amigos, professores, cônjuge entre outros, que teceram uma corrente de insegurança e de incerteza quanto à vida, conduzindo-as a atitudes autodestrutivas. A boa notícia: tudo isso tem cura!”

“A mesma força que você tem aplicado em sua dor, pode ser aplicada em sua cura.”

ÁREAS DE RECUPERAÇÃO

– Compulsão
– Sexualidade
– Codependência
– Ira
– Baixa Autoestima
– Dependência Química
– Procrastinação
– Ansiedade
– Rejeição
– Religiosidade
– Luto/Perdas
– Pânico/ Medo/ Depressão
– Entre outros

ÁREAS DESCONHECIDAS QUE VOCÊ PRECISA BUSCAR RESTAURAÇÃO

– Autocomiseração
– Impaciência
– Autojustiça
– Julgamento
– Murmuração
– Maledicência
– Ressentimento
– Culpas
– Falsidade
– Mentira
– Rebeldia
– Egoísmo
– Materialismo

TIPOS DE MENTIRA

– Falsidade
– Ilusão
– Enganar
– Dissimular
– Fingimento
– Meia Verdade
– Hipocrisia
– Exagero
– Desculpa Provocada

  • O GRUPO DE PARTILHA?

Um grupo de partilha é formado por pessoas que reconhecem que precisam de ajuda e que estão comprometidas a reunir-se regularmente para superar problemas que individualmente não conseguiriam resolver.         

1. TEMPO

Mantenha sua partilha focada em seus próprios pensamentos e sentimentos. Você terá entre 3 e 5 minutos para partilhar o que realmente é necessário falar. Ao término do seu tempo você será convidado a se calar, dar a vez aos outros. Se você não quiser falar, não fale, apenas diga PASSO, você não é obrigado a nada.

2. PRIMEIRA PESSOA

Fale na primeira pessoa, nunca ele, eles, nem nós, você – o foco é você, fale sobre a sua vida, não a dos outros. Fale: da minha experiência, do que me fez e faz sofrer e como eu trato.

3. SILÊNCIO

Quando os outros falam, eu escuto.  Não há conversa paralela, nem expressões faciais, tipo: Meu Deus, como pode…, isso é desrespeitoso.

4. DISTRAÇÕES

Desligue o seu celular, não se distraia, olhe para a pessoa, tanto quanto você gostaria de ser olhado e respeitado. Conversa paralela é o que acontece quando dois indivíduos se engajam numa conversa e excluem todos os outros. Cada pessoa é livre para expressar seus sentimentos sem interrupções. Não existe lugar para linguajar ofensivo em um grupo de restauração centrado em Cristo.

5. ESCUTA ATIVA

Ouça atentamente a partilha do seu companheiro, pois é na partilha DELE que o processo de restauração vai acontecer.

6. RESPEITO

Estamos aqui para dar apoio uns aos outros, não para “consertar” o outro. Não julgue, não emita juízo sobre a outra pessoa. Não vou condenar ou consertar os outros e sim falar da minha experiência e aprender com a dos outros. Ninguém está aqui para dar retorno, para aconselhar, o RESTAURA não é uma terapia, é um grupo de apoio. Apenas ouça atentamente, sem julgar o que está sendo dito. Não estamos aqui para consertar uns aos outros, o grande restaurador é Jesus Cristo.

7. SEQUÊNCIA
  1. Anote o que mais mexeu ao ler as perguntas.
  2. Pessoa: “Meu nome é…”
  3. O grupo: “Oi…”
  4. Pessoa: “Sou filho/a de Deus e estou aqui pois luto contra…”
  5. Termine com a frase: “Obrigado pelo silêncio.”
  6. O grupo responde: “Obrigado pela partilha.”
8. SIGILO

Anonimato e confidencialidade são requisitos básicos. Mantenha absoluto sigilo e segredo sobre tudo o que se partilha no grupo. O que é falado no grupo fica no grupo. Jamais mencione que você viu aquela pessoa ou aquela outra no RESTAURA, nem comente fora do grupo de partilha sobre o que você ouviu no grupo.

  • O QUE É COMPARTILHADO NO GRUPO FICA NO GRUPO
    • QUEM você VÊ aqui
    • O QUE você OUVE aqui
    • QUANDO você sair daqui
    • DEIXE QUE FIQUE AQUI!

    A QUEBRA DESTE PRINCÍPIO IMPLICARÁ QUE VOCÊ DEIXE O CICLO RESTAURA.

    Isto é muito, muito importante. Mantenha o sigilo total sobre o que se diz aqui.

    Terminamos com oração, nos dando a mão

  • FORMATO DO ENCONTRÃO

19h15 – Recepção

19h30 – Boas-vindas e Oração, Louvor + Momento da Oferta + Testemunho, Estudo, Avisos, Oração e Liberação para os Grupos

20h45 à 21h45 – Grupos de Apoio/Partilha

“Aquele que começou a boa obra em vocês há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6

“Cada um é responsável por sua recuperação.”