fbpx

A Casa que Não Caiu

por | 8, mar, 23

A Casa que não Caiu.

Js 2:1-21

Certas histórias bíblicas são dignas de um filme de Hollywood e, sem dúvida, a da queda de Jericó seria uma delas. O enredo envolto em espionagem, com uma boa dose de drama e de ação cinematográfica, não fica devendo nada para os melhores filmes épicos de guerra.
O começo dessa história, porém, é fundamental para o cumprimento do propósito de Deus para os israelitas. A hospedagem dos espias por Raabe lhe garantiu a salvação e também um lugar numa galeria muito especial, a dos heróis da fé (Hb 11). Essa mulher foi creditada por ter crido no Senhor através do que ouviu acerca das vitórias dos israelitas (Js 2:10-11) e por acolher em paz os espias (Hb 11:31).
Josué ainda não havia recebido o plano divino para conquistar a poderosa localidade; como era a cidade mais fortificada da região, uma vitória contra Jericó seria fundamental. Não apenas vemos o agir de Deus na vitória do seu povo como também podemos ver sua forte mão salvando quem nEle creu. Que ensinamentos podemos aprender diretamente da história de Raabe para a nossa família?

1 – A nossa fé em Deus precisa ser evidente.

Uma casa que permanece firme perante as adversidades é formada por pessoas que aprenderam a confiar e se render na presença de Deus. Ao reconhecer a soberania do Senhor, prostrando sua vida e de sua família aos pés dEle, Raabe praticou o que todos nós precisamos aprender a fazer: pedir e acreditar no favor do Senhor em seu lar. Por ter crido desta forma tão clara, o Senhor abençoou sua família de forma igualmente evidente: a única parte da muralha que não ruiu foi justamente o local da habitação de Raabe e seus familiares.
Quando cremos no Senhor de forma real, não há como esconder a fé e fazer com que ela não seja algo prático dentro do nosso lar. As pessoas da nossa família são alcançadas pelo Pai por meio de uma convicção profunda e abençoadora!

2 – Nossa fé nos faz agir.

Em Tg 2:25 a bíblia nos ensina que Raabe passou a fazer parte do povo de Deus porque tomou a atitude certa. Sua intercessão a favor de sua família transformou a identidade de seu lar de tal forma que estes estrangeiros agora fariam parte do povo da promessa.
A palavra de Deus nos ensina num texto muito conhecido que o caminho ensinado à criança se tornará a bússola para sua vida toda (Pv 22:6). Ao olhar para sua conduta e aprender com suas ações, quais são as práticas que seus filhos têm aprendido com seu testemunho? Muito mais importantes do que as palavras que saem da boca, nossas atitudes são capazes de transmitir a verdade contida em nossos pensamentos.

3 – O amor sacrificial aponta para Cristo

A maior lição é que o amor de Raabe para com os seus apontou para o ministério de redenção de Jesus. Ao aceitar a verdade exposta para si, Raabe decidiu fazer um acordo que poderia ter custado sua vida. Da mesma maneira, Jesus aceita o sacrifício maior para resgatar todo aquele que acreditasse no evangelho. A história de Raabe aponta para a salvação que só pode ser encontrada no Senhor ao nos rendermos ao que Ele fez pelo seu povo e decidirmos andar de acordo com Sua vontade para nós.

O próprio Jesus explica isso:
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Mateus 7:24-27

Onde está construída a sua casa?

Você e sua casa estão sobre a rocha eterna do Senhor ou ainda estão vacilando perante as tempestades?
Se sua família ainda não está firmada sobre o terreno sólido, entregue completamente sua casa para Jesus! Somente nEle sua casa permanecerá em pé.

Voltar para Rede Família