Valorizando o Campo Precioso

Valorizando o Campo Preciso
Um dia certo homem, desejoso de comer morangos, compra um campo e se senta no meio dele. Depois de alguns meses um amigo vem visitá-lo e vendo-o sentado no meio do mato e das ervas daninhas, pergunta sobre o porquê de estar ali. O dono do terreno responde com naturalidade, que está à espera de que seu campo faça seus morangos brotarem. Espantado o amigo visitante pergunta: Mas você plantou morangos?
Quem planta, com certeza colhe
Como seria maravilhoso colher frutos deliciosos, sem precisar colocar a mão no arado para preparar a terra, não é verdade? Mas a velha máxima ainda é válida: aqui não se colhe, o quê não se planta. A semelhança do apreciador de morangos, muitos de nós, querem colher bons frutos no campo dos relacionamentos, sem arar, adubar e plantar boas sementes.
No campo dos relacionamentos, prudência é o que vale
Procuramos por um grande relacionamento, desejamos uma paixão arrebatadora, tipo aquelas de cinema que tirem nossos pés do chão, até que encontramos outra pessoa com os mesmos anseios e sonhos. Uma pessoa que, aparentemente é tudo aquilo que sonhamos. O curioso é o que vem após nos estabelecermos no terreno que desejamos. Esticamos as pernas e descansamos.
Persistência, embeleza e valoriza o campo
Anualmente eu e minha esposa visitamos a avó dela que mora em outra cidade. Ainda hoje fico encantado com a beleza das longas extensões de terra cultivada, encontradas pelo caminho. Parece um infinito e lindo tapete verde, em contraste com o azul do céu e as nuvens brancas. Mas, para que houvesse essa beleza imensa, foram necessários muito trabalho, dedicação e paciência.
A rotina deprecia o valor do campo
Após o casamento, podemos nos descuidar e deixar de ter o mesmo empenho na atenção demonstrada antes da união conjugal e isto não é bom. Não temos mais as mesmas atitudes de amor, muitas vezes deixando que outras coisas sejam mais importantes que a relação com nosso cônjuge. A rotina do dia a dia, transforma aquilo que um dia foi como um arco-íris alegre e multicolorido, em um dia cinzento e tempestuoso. Muitas atividades do nosso dia têm importância, mas não podem ser o foco principal, tomando o lugar que pertence à pessoa que sempre estará ao nosso lado.
Como está seu casamento?
Com flores e frutos numa terra bem cuidada e regada com amor, diálogo e companheirismo ou como terra seca e sem vida, cheia das ervas daninhas do desentendimento e da indiferença? Talvez precisemos olhar atentamente para nosso campo relacional, para descobrir o quê precisa ser feito, arregaçar as mangas e colocar as mãos no arado, cuidando da terra preciosa. Pode não ser uma tarefa fácil e rápida e não o é. Mudemos atitudes, comportamentos, e até mesmo nossas rotinas. Mas é fato que agindo assim, poderemos experimentar o melhor fruto dessa terra, um casamento saudável e radiante.
Podemos seguir alguns passos:
PREPARO DO TERRENO
Arar a terra, ou seja, revolvendo e tirando de nossas vidas aquilo que está errado. Muitos problemas que enfrentamos no lar, são resultado de atitudes e escolhas mal feitas. Deus está pronto para nos perdoar e restaurar. Também precisamos pedir perdão aos nossos parceiros por erros cometidos na relação.
SEMEAR BOAS SEMENTES
Isto acontece quando exercitamos atitudes agradáveis e intencionais de amor. Em meio a correria do dia a dia, temos que tirar um tempo para pensar em formas de melhorar nosso cotidiano conjugal. E para isso, o ministério Rede Família tem produzido material e promovido palestras, cursos, retiros e encontros específicos. Basta-nos tão somente, usufruir de todo esse esforço.
REGAR PARA CRESCER E FORTALECER
Jesus nos garante que quem bebe da água que Ele dá, jamais terá sede (Jo. 4:14) Quando decidimos nos encher da Palavra, seremos transformados, nossa casa será transformada. Mais que simplesmente molhados, seremos lavados e regenerados e fortalecidos.
PODAR PARA REMOVER O QUE NÃO PRESTA
Podar é revisar de tempos em tempos, tudo o que estamos fazendo e vivendo. Através de conversas francas, o casal avalia pontos e questões que estejam minando a comunicação e a união conjugal.
PROTEÇÃO DOS FRUTOS
Cuidar das necessidades e expectativas de nossos cônjuges, deve ser uma prioridade permanente, que contribuirá para a colheita de bons frutos. Não desanime.
Confie em Deus, o maior interessado no cultivo de nosso valioso campo de relacionamentos.
Everton Santos – empresário colaborador do Rede Família