fbpx

Buscando a Presença de Deus

27, abr, 23

Buscando a Presença de Deus

Na casa de Maria, mãe de João Marcos, um grupo de cristãos se reúne para orar em favor do apóstolo Pedro, preso por determinação do rei, e eis que ele bate à porta. Mas ninguém acredita que seja ele. Só a empregada. (Atos 12:5-15)

Orar é falar com Deus. E a oração sincera, nos aproxima de Deus Pai e cria um ambiente de intimidade, confiança e entrega. Pelo menos, assim deveria ser, a fim de experimentarmos do amor, cuidado, afeto e principalmente, do mover do Espírito Santo em nosso interior. Caso contrário, aquele momento não passará de uma iniciativa vã, barata e mentirosa. 

Tem gente que não ora à Deus, mas ora aos seus ouvintes. E daí, perguntam: Por quê nosso coração não é acalentado na hora das orações? Porque não sentimos a presença de Deus? A gente fica com a sensação, de que, nossa oração realmente não subiu até o trono do Pai! A gente fica com um vazio deprimente e desolador! 

COMO MUDAR ESSE QUADRO

Acima temos o breve relato de um grupo de oração, na igreja primitiva, orando à Deus com um pedido específico. De repente a resposta ao clamor, bate à porta, mas só uma pessoa festejou e bradou o acontecimento. Os demais, acharam impossível a presença de Pedro na porta de entrada. Para eles, aquela irmã que reconheceu a voz de Pedro na porta, só poderia estar delirando, pois Herodes tinha a prisão de Pedro como um grande triunfo político e, portanto, não lhe concederia a liberdade na calada da noite. E mais, o apóstolo não conseguiria fugir, pois a prisão era de segurança máxima. Então o grupo orava por um milagre, no qual não acreditava. Não acreditava que Deus gosta de surpreender seus filhos.

A FÉ NOS CONECTA AO MOVER DE DEUS

A oração é um exercício de fé. Não nos adianta se lançar em oração, sem a motivação da fé. A Bíblia ensina que a fé move montanhas. Sem a fé, não me sentirei diante do Altíssimo. Sem a fé, não nos sentiremos levados para próximo dele e, portanto, não veremos, nem sentiremos o mover de Deus em nós e através de nós. Quando a mulher – considerada louca por integrantes do grupo de oração citado acima -, voltou para a porta da casa e convidou Pedro a entrar, todos caíram na real.

AO ORAR SINTA A PRESENÇA DIVINA

Ao orar, sintamo-nos na presença de Deus. Isto é o que importa. Estejamos no carro, no trabalho, na igreja, no quarto ou no banheiro, nosso espírito tem que estar preparado para uma conversa tete a tete, com o Senhor de tudo e de todos. O Senhor Jesus afirmou: “…Se dois de vocês concordarem aqui na terra a respeito de qualquer coisa que pedirem, meu Pai, no céu, os atenderá. Pois, onde dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles.” (Mateus 18:19-20)

OUTRAS BARREIRAS NOS AFASTAM DA PRESENÇA DIVINA

Mas não é só a falta de fé que funciona como barreira. Há outras a serem consideradas. A desobediência às leis de Deus por parte de cristãos, alguns até são líderes em comunidades religiosas. E ficam a se perguntar porque suas igrejas não crescem, porque seus ministérios ou suas famílias não florescem? Suas orações e jejuns dão em nada. E por quê? É que há a barreira da desobediência. (Provérbios 29:9) Outras duas barreiras que não permitem a alguns crentes verem suas orações atendidas, são o orgulho e a presunção. Aliás, muito comuns em nossos dias. A humildade passa longe dos corações orgulhosos ou presunçosos. (Lucas 14:11) 

BARREIRAS SÃO FRUTOS DE PECADO

Não menos comum, tem sido a barreira do coração rancoroso. Dificuldade para perdoar ofensas ou mal entendidos. (Marcos 11:25) E não podemos esquecer as tais vãs repetições ou seja, orações com palavras e expressões repetitivas. São orações frias e até cansativas para quem está a ouví-las. O próprio Jesus chama atenção dizendo: “Ao orar, não repitam frases vazias sem parar, como fazem os gentios. Eles acham que, se repetirem as palavras várias vezes, suas orações serão respondidas.” (Mateus 6:7) 

PECADOS PRECISAM SER CONFESSADOS

E esta lista básica de questões, que funcionam como barreiras, que impedem que as orações cheguem até o trono da graça, termina com os pecados não confessados ou reincidentes. Por isso, cuidemos de confessá-los, como fez o rei Davi: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa de tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia.” Salmo 51:1

A oração pode nos aproximar de Deus, permitindo-nos desfrutar de sua preciosa e desejada presença. Mas temos que cuidar permanentemente de nossa conduta diária. 

Augusto Zeferino, jornalista colaborador do ministério Rede Família