fbpx

Benefícios da Presença de Deus na Família

3, maio, 23

Benefícios da Presença de Deus na Família

Os dias atuais apresentam vários tipos de configuração familiar e diversos desafios às mesmas, como a vida em sociedade, os fatores econômicos, emocionais, ideológicos e tantos outros. Embora seja possível distinguir famílias, umas das outras, pela forma como respondem a esses desafios, proponho aqui uma reflexão sobre um sinal distintivo entre elas: a presença ou a ausência de Deus!

CONSIDEREMOS PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE DEUS

Sim, há famílias que buscam e têm a presença de Deus no lar e outras que não entendem ser isso um valor ou nem imaginam que essa busca possa trazer qualquer tipo de benefício. É de fato possível notar diferença entre essas famílias? Acredito ser fácil notar essa diferença, quando olhamos para o que chamo de momentos de transição de vida. A mudança de casa ou cidade, a perda de um emprego, a percepção de que o “ninho” agora está vazio…em cada uma dessas situações e em tantas outras, a presença de Deus pode fazer enorme diferença.

LAR COM A PRESENÇA DIVINA TEM ESPERANÇA E SERENIDADE

É notória essa diferença, quando há por exemplo, a perda de um ente querido. Quando a família busca a Deus, vive a fé, e tem a presença do Pai, lida com a perda de uma forma muito mais serena, demonstrando fé, esperança e um conforto que só Deus dá. Existem inúmeras histórias bíblicas que nos ajudam a pontuar os benefícios que a presença divina pode trazer à família. Mas quero aqui trazer uma: a história dos pais de Sansão (Juízes 13). A história conta, que certo dia o Anjo do Senhor visitou a casa de Manoá e sua esposa. Você consegue imaginar? Era a presença de Deus ali, entre eles! É possível observar pelo menos três benefícios que eles tiveram nessa experiência da visitação de Deus em seu lar e que podem hoje, também ser uma realidade em sua família. Quais são eles?

REALIZAÇÃO DE SONHOS COM O FAVOR DE DEUS

Muitas pessoas trabalham pesado para realizarem seus sonhos, mas em algumas situações, estes parecem impossíveis. A esposa de Manoá era estéril e não podia ter filhos. Porém quando o anjo do Senhor os visitou, ela recebeu uma promessa do favor de Deus, que no tempo certo, se cumpriu. Deus tem prazer em derramar seu favor na vida daqueles que buscam sua presença.

ORIENTAÇÃO DIVINA PARA OS PAIS 

Manoá e sua esposa perguntaram ao anjo de Deus o que deveriam fazer para que seu filho Sansão fosse um homem de Deus exemplar para a sua geração. E receberam toda a orientação sobre como cumprir o seu papel. A mãe deveria ter alguns cuidados em sua gravidez e seu filho, depois de nascido, deveria ser especialmente consagrado para Deus. Hoje, muitos pais também guardam em suas mentes e corações, perguntas sobre como devem viver para cumprirem seus papéis na vida dos filhos, diante das pressões que a família sofre. Para cada pergunta e para todas elas, há orientação divina! Quem tem a presença de Deus em casa, recebe direção divina para ser bem-sucedido.

COMUNHÃO COM DEUS, UM REFERENCIAL PARA OS FILHOS

As experiências de vida dos pais, servem de base referencial para a vida dos filhos. Gostos musicais, comportamentos em algumas situações, e até expressões idiomáticas que são reproduzidas pela nova geração. A Bíblia relata em histórias distintas, que Deus incentiva que as experiências vividas com Ele, sejam relembradas, festejadas e passadas para as gerações seguintes. Foi assim com o maná (o pão que desceu do céu no deserto), a travessia do Mar Vermelho, a Páscoa e outras situações.

OS FILHOS TESTEMUNHAM E VIVEM ESSA PRESENÇA

Os filhos aprendem a se relacionar com Deus, vendo seus pais fazerem isso. Recentemente, nossas jovens filhas, oraram por nós em tempo de enfermidade da mãe e até quando tivemos a surpreendente reposição de eletrodomésticos quebrados, com o suprimento de um dinheiro que não fazia parte dos nossos planos. Elas aprenderam a orar, a confiar que Deus não está apenas presente, mas que, também quer nos abençoar.

CULTIVE EM FAMÍLIA ESSA PRESENÇA CONTAGIANTE

Deseje a presença de Deus em sua casa. Busque-a em situações do dia a dia por meio da oração e do louvor. Envolva sua família nessa busca, ao deitar, ao levantar, na hora de se alimentar, em momentos de alegria ou de tristeza. Deus vai se manifestar e todos serão abençoados. 

 

Marcílio de Oliveira, pastor de famílias na Primeira Igreja Batista de Curitiba.