fbpx

Presença por meio da Palavra

16, maio, 23

Presença por meio da Palavra

Há famílias cristãs, que dentro de suas próprias casas, se comunicam por meio de aplicativos celulares e que, dificilmente se reúnem, para juntos buscarem a presença divina. Usam como desculpas a falta de tempo, o cansaço do trabalho, e as preocupações com o cenário mundial estressante. 

 

A verdade é que, a rotina do cotidiano nos leva muitas vezes a declinar compromissos, que deveriam ser prioridades na nossa vida. Esquecemos de orar, de ler a Palavra de Deus e até realizar os cultos em família. Oscilamos em nossa vida espiritual, por não buscarmos a Deus com a intensidade necessária e desejável. Com a influência da pandemia, começamos a usar mais os recursos tecnológicos, no que há fatores positivos e facilidades que até nos ajudam a aproximar familiares que estão distantes, a realizar encontros em células e a assistir cultos on line. 

Todavia se não ficarmos atentos, receberemos um turbilhão de informações que nos ligam a trivialidades e desviam a nossa atenção do foco, que deve ser o de buscar a presença real e intensa do Criador em nossas vidas. Além disso, as rodas de conversa em família e de busca da presença de Deus ficaram de lado. Em nossa igreja estivemos por quarenta dias, vivendo uma campanha motivadora sobre a busca da presença de Deus. Foi um período muito rico em avivamento em nosso meio. Pudemos receber a moção, a iluminação e o esclarecimento do Espírito Santo, e então estabelecer um relacionamento mais adequado com o Pai Celeste e entrar no caminho pleno na vida espiritual. 

DESFRUTAR A PRESENÇA ATRAVÉS DA PALAVRA

Para buscarmos a Deus por meio de sua Palavra, devemos ter nosso coração focado nisso. E portanto, nos cabe pedir ao Senhor todos os dias, um coração puro, como Davi no Salmos cinquenta e um. Mas muitas vezes chegamos ao trono da graça com inquietações, não apresentamos um coração focado e honesto para falar com Ele, nem colocamos diante dele assuntos que não entendemos ou dificuldades que temos para resolver.

Antigamente, existiam as caixinhas de preciosas promessas, versículos extraídos com a finalidade de leitura instantânea para cada dia. Eram pequenas pílulas que diariamente eram divididas entre os familiares, mas, que nem sempre alimentavam os corações, devido a sua superficialidade. Alguns cultos familiares são assim, como um” fast food”. Nos alimentamos rapidamente e o mais rápido possível e dizemos apenas algumas palavras sem entusiasmo ou fervor, cumprindo rituais.

CORAÇÃO QUEBRANTADO, CONECTADO À PALAVRA

Todos esses comportamentos mostram que não estamos realmente ligados no estudo e meditação da Palavra. Quando estudamos dessa maneira, além de não obter a presença de Deus, nos enganamos. Apenas isto, não nos basta para uma vida rica no Senhor. Nosso Deus é um Deus de Excelência. Ele diz: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (João 4:23). Com essas palavras, podemos ver que a exigência do Senhor para conosco, é que devemos buscá-lo por meio da Palavra e com um coração honesto e focado. 

COMO FAMÍLIA DEVEMOS IMERGIR NA PALAVRA

Embora leiamos a Bíblia em família, realizar com frequência um estudo mais acurado sobre o seu conteúdo, é uma iniciativa saudável e necessária. Jesus nos ensina a importância de separar um tempo específico, para que, com calma e serenidade possamos aproveitar os momentos de mergulho na meditação, para juntos entendermos os desígnios do Criador para nós. O salmista nos ensina que bem aventurado é a pessoa que medita na lei do Senhor dia e noite. Em verdade, se não colocarmos nosso coração diante de Deus, para descobrir o que Ele deseja para nossas famílias, o mundo tomará as rédeas de nossa casa e a conduzirá para um caminho de dissabores e de difícil retorno. 

BÍBLIA ABERTA E CORAÇÃO ABERTO

Nossas famílias são constantemente atacadas por idéias que deturpam o real significado da Palavra de Deus. Conceitos que procuram nos cegar e pregam que a Bíblia precisa ser revista ou mesmo reescrita. Aprendemos em Deuteronômio que devemos inculcar em nossos filhos a Palavra, falando dela pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. Devemos nos submeter à sua autoridade, confiar nas promessas, advertências, orientações e instruções.  Entender que o Evangelho de Cristo nos trás vida e com convicção, testemunhar que Deus honrará a sua própria Palavra. 

Realizar uma retrospectiva diária, buscar a Deus por meio de sua Palavra em família, agradecendo por tudo que tem feito e fará em nós. Momentos de sinceridade diante daquele que nos ama, abrindo nossos corações de modo a confessar nossos pecados e pedir perdão. Olhar nossa família e agradecer a oportunidade de juntos, unidos, buscarmos a face do Senhor. 

Hoje é tempo de buscar a Deus, o profeta Isaías declara: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6.

Geraldo Henrique Mathias, militar e escritor colaborador do Rede Família.