fbpx

TESTEMUNHAR AOS FILHOS

Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez. Salmo 78:4 Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos. Salmo 145:4

O que é uma testemunha? É uma pessoa que tenha presenciado um fato e que pode dar detalhes do mesmo para outras pessoas. Os pais dão testemunho aos filhos, sobre muitas coisas e fatos da vida, que foram vivenciados e aprendidos em outros tempos, quando os filhos ainda não eram nascidos ou em seus primeiros anos de vida. Contam histórias sobre os bisavós, os avós, sobre brincadeiras e jogos antigos, costumes familiares, comidas, festas, viagens, passeios e muito mais.

IMPACTO VIVENCIAL

É fato comprovado que esses testemunhos têm alto impacto na formação dos filhos, no caráter, na cultura, enfim, em como são preparados para a vida social, fora do ambiente familiar. A Bíblia destaca que os pais devem dar testemunho de Deus a seus filhos, de maneira que estes compreendam quem Ele é, como é manifesto seu poder, amor e graça para com a humanidade e o quanto deseja se relacionar com todos os que creem nele.

TESTEMUNHAR PARA GERAÇÕES

Durante muito tempo o povo judeu passava suas tradições de forma oral, pois foram viajantes no deserto. Deus não queria que o povo se esquecesse dele e de tudo o que Ele fazia. Por isso, quando estavam passando pelo rio Jordão a pé enxuto – porque Deus havia aberto as águas do rio -, Ele pediu que fossem retiradas do fundo do leito, doze pedras que servissem de testemunho para as próximas gerações. Quando os filhos, os filhos dos filhos, vissem aquelas pedras, perguntariam o que elas representavam e ouviriam novamente sobre Deus, e assim, poderiam  se aproximar dele.

TESTEMUNHAR, APESAR DE

A vida agitada de hoje, as mídias sociais, a individualidade dentro do lar, acabam muitas vezes por impedir o testemunho dos pais sobre Deus. Cabe a eles, aproveitar cada momento que têm com seus filhos, para testemunhar de Deus. Para isso, é preciso também perguntar o quanto se está conectado ao Senhor, sua Palavra e a prática da oração, para colecionar experiências com o Todo poderoso.

A medida que se vive um relacionamento pessoal com o Senhor, pode-se falar e dar o exemplo sobre ele aos filhos, passando a fé de geração em geração. Não apenas para que uma cultura cristã seja absorvida, mas para que o relacionamento pessoal com o Senhor seja uma realidade de geração em geração.

APONTANDO PARA A ETERNIDADE

O resultado disso não será meramente a propagação do cristianismo, mas a comunhão no céu com o Pai Celeste e com as pessoas que a gente ama! Vai ser incrível! Você deseja que isso aconteça? Então, seja uma testemunha fiel, persistente e vibrante.

Marcílio Oliveira – pastor do Ministério Família.

Daniel Motta – publicitário e arte finalista deste blog.