fbpx

Atividades

Ministério com Surdos

topo-surdos
1. Culto sinalizado: no que tange a ideia de desenvolvimento cognitivo e espiritual, este se realiza a partir do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais), tendo como objetivo o oferecimento de culto a Deus nosso Senhor e salvador. Defini-se o papel da pessoa do intérprete como o auxiliador do surdo na prestação deste culto, tal como participante do mesmo, além de auxiliares aos ouvintes que por ventura estejam no ambiente integrando-se com os surdos e sua cultura que neste momento em especial valorizasse-a não de forma tênue, mas em suas particularidades específicas de cada identidade surda presente (surdo, híbrido, flutuante, incompleto, oralizado) usando-se todos os recursos visuais possíveis para a evangelização e resgate do indivíduo surdo.

2. Grupo de teatro: proposta integracionista e pedagógica no que tange o envolvimento de surdos e ouvinte no ministério, visando a participação efetiva de ambos, no trabalho artístico e evangelístico já que as peças teatrais são de caráter evangelístico.

3. Grupo de coreografia sinalizada: proposta de adoração e desenvolvimento cognitivo e pedagógico no que tange o envolvimento de ambas as classes, surdos e ouvintes no processo de assimilação de cada música.

4. Teatro de bonecos: valorização da cultura surda e comunicação no ministério de realidades diversas para expansão dos conhecimentos referentes a surdos e ouvintes envolvidos.

5. Quinta cultural: Programações culturais, no sentido informativo, abrangendo assuntos diversos no formato de palestras ou atividades especificas para surdos, ouvintes e deficientes visuais.

6. Passeios: promoção da comunhão e lazer elemento indispensável para o desenvolvimento das determinadas áreas de atuações.

7. Acampasurdos: acampamento para surdos, que visa a integração de surdos de Curitiba e outras igrejas locais espalhadas pelo estado do Paraná ou pelo Brasil.

8. Produção de material: em todo o território nacional há uma escassez exagerada de material especifico para surdos, pelo fato de as pesquisas com relação sua cultura e língua serem pouco estudadas. Nosso passo primordial foi o evangelho de João, em formato trilíngue, a seguir as historias do evangelho de João em gravuras e o dvd do evangelho de João produzido pelo grupo de teatro, dando inicio assim a produção de uma gama de materiais, cujo o propósito é de servir como material didático para todas as igrejas brasileiras que trabalham com surdos.

9. Auxilio emprego: buscar parcerias com empresas para o encaminhamento de surdos para o mercado de trabalho.

10. Auxilio hospitalar: formar intérpretes para acompanharem surdos a hospitais, consultas ou exames diversos a fim de auxiliarem no que for possível.

11. Amigos do ministério: projeto que visa a aproximação de profissionais de diversas áreas para auxiliarem o ministério no que for possível, desde sua profissão a recursos financeiros colocados a disposição do avanço do reino de Deus na face desta terra.

12. Curso de Libras: formar obreiros com surdos qualificados e tementes a Deus no seu serviço, dando sempre o melhor para a evangelização e integração de surdos na igreja, além de proporcionar aos membros da igreja a possibilidade de conhecer mais uma língua propiciando assim a oportunidade futura de atuarem na área de interpretação em língua de sinais em diversos âmbitos da sociedade em que estão inseridos seja ela de inclinação educacional ou não. Este curso também é ofertado não somente para membros da PIB Curitiba, mas sim à comunidade em geral.

13. Tardes culturais: Visa a valorização das demais áreas de atuação mencionadas, configurar-se a partir de apresentações artísticas ou não, feitas por deficientes visuais, surdos e cadeirantes, na divulgação de suas atividades para os demais membros da comunidade.

14. SEP: (Surdos Entendendo a Palavra): projeto de evangelismo dinâmico em escolas, praças da cidade, igrejas e outros para que os surdos entendam a palavra de Deus aplicar-se-á prioritariamente em viagens missionárias, congressos de surdos e seminários.

15. JIPS: (Jornal Informativo Para Surdos) usando um material visual, podemos informa-lo e evangeliza-lo ao mesmo tempo divulgando a palavra de Deus com mais um recurso visual.

16. Revista Comunicar: devido a extrema necessidade no universo surdo evangélico de ampliar o Projeto JIPS para uma revista que tem giro nacional, no primeiro momento em modelo virtual, mas com o desejo futuro de adequar-se ao modelo físico para abençoar os ministérios do Brasil através da ASSENOS (Associação Nacional de Obreiros com Surdos).

17. Aprendendo em Libras: projeto de vídeo para internet e mídias em DVD para o auxílio de outros ministérios espalhados pelo Brasil, escolhemos um texto bíblico e mediante a estudo pré concebido gravamos em Libras pequenos estudos de 3 à 4 minutos, então semanalmente postamos em veículos da internet para maior propagação da mensagem para o universo surdo.

18. Dia a Dia com Deus Libras: vídeos de mensagens em Libras, por meio de um canal do youtube.

19. Site: este site está envolvendo todo o Ministério com Especiais, com o intuito de manter informados e conectados os participantes do Ministério e da Igreja, e também promover acesso às informações do Ministério para todos os continentes da Terra.