fbpx

FORÇA PARA DISCIPULAR

 

O discipulado é uma ação imperativa de pastoreio sobre recém convertidos. Nobre, honrosa, mas desgastante tarefa. Aqui mostraremos que a força do discipulado está no poder da graça de Deus, operando dentro de nós. Isto significa que o poder que ressuscitou Jesus é o mesmo poder energizante, para servirmos a igreja no discipulado!

Há poucas coisas mais frustrantes do que receber ordens para fazer algo, e no fundo, você saber que não está adequadamente preparado. Coisas que ansiamos realizar podem ser deixadas por fazer ou tentar, devido à falta de confiança, formação, experiência, coragem, competências ou inteligência. Ocasionalmente, a força de vontade ou a santa obediência, podem ajudar-nos a iniciar a ação em direção a um objetivo importante ou comissionado. 

Mas quando somos lembrados de tudo o que nos falta, o desânimo e a estagnação substituem a intenção e a esperança. Sabemos que fazer discípulos é intrínseco à identidade mais profunda da Igreja. Sabemos que o nosso batismo nos enxertou no corpo de Cristo e, portanto, tornou-nos responsáveis por ajudar a cumprir a sua missão de procurar e salvar os perdidos e na sequência, discípulá-los. 

No entanto, o conhecimento e a crença não são suficientes. Precisamos de poder. A força do discipulado éstá no poder onipotente da graça de Deus, operando dentro de nós. Esta verdade dominou totalmente todo o pensamento e toda a prática de Paulo. Foi uma realidade de esforço humano intenso e disciplinado, energizado pelo poder divino onipotente.

CONVICÇÃO INDISPENSÁVEL

“Já estou crucificado com Cristo; e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Eu vivo; contudo, não eu, mas Cristo vive em mim” Gálatas 2:20. E 1 Pedro 4, versículos 10 e 11: “Como cada um recebeu um dom, empregue-o servindo uns aos outros como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. 

Quem fala, como quem fala as declarações de Deus; quem serve, como quem serve pela força que Deus dá; para que em todas as coisas Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.”

ENERGIA QUE FORTALECE

Nós servimos pela força que Deus nos fornece. E Paulo é absolutamente enfático aqui. Observe a tripla ênfase na força de Deus operando nele. “Esforçar-me de acordo com Seu poder, que poderosamente opera dentro de mim.” (Colossenses 1:28,29). Estas são três ocorrências de duas palavras gregas: dunamis, que é a palavra usada para “poder” e “poderosamente”. É de onde tiramos as palavras dinâmico e dinamismo. E energeo, de onde vem a palavra energia.

CONDICIONAMENTO RESILIENTE

Esta é a energia dinâmica de Deus, Todo-Poderoso, que está trabalhando em nossas almas para nos fortalecer para este trabalho discipular, para o qual Ele nos chamou. Isso significa que o poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos e o assentou à direita do Pai, é o mesmo poder energizante que opera poderosamente dentro de nós, fornecendo-nos o recondicionamento emocional e espiritual de que precisamos para servir a igreja no discipulado! Temos o poder da ressurreição nos alimentando!

DISCIPULADO FAMILIAR

O discipulado com raízes profundas começa em casa. Tem suas bases lançadas quando os pais ministram no coração dos filhos, cuidando em Senhor desde a tenra idade. Sim, não é uma tarefa fácil, pois exige constância, investimento de tempo e dedicação plena. Mas a força para o discipulado em família não vem de nós, mas do Todo-poderoso

As palavras de Jesus nos servem de guia e nos fortalecem a não baixarmos a guarda no discipulado em família. Maridos cuidando das esposas, pais cuidando dos filhos, avós investindo na vida dos netos: eis aí o segredo da vitória.

Com a força do Espírito Santo cumpriremos nosso propósito, como discipuladores.

(Escrito por Gerson Rolim – ministro no Ministério Família)

(arte final: Daniel Motta – publicitário e arte finalista do blog Rede Família)