Histórico
Ministério com SurdosO Ministério de Surdos inicia com o Espírito Santo agindo através da vida do irmão Fausto Antonio de Siqueira, natural de Jaguapitã-PR, que começou a frequentar a Primeira Igreja na Westefalen, em 1984. Embora tivesse algumas dificuldades em relação a interpretação dos cultos, foi batizado pelo pastor Marcílio de Oliveira Filho. Quem ajudava Fausto a compreender as ministrações era a sua irmã Alice de Silveira e a colega Eunice Solion, que antes de se formar em libras ajudava Fausto entender os cultos através da leitura labial – método conhecido e difundido neste período.
Com perseverança na doutrina da fé e na comunhão com os irmãos em Cristo, Fausto permaneceu firme não apenas em Jesus mas também auxiliando os demais surdos que frequentam a PIB desde então. E1991, pela iniciativa de muitos irmãos, organiza-se o Ministério com Surdos da PIB Curitiba, que mais tarde se tornaria referência nacional nesta área.
O Ministério com Surdos teve um grande momento com a chegada de um pastor na PIB que, com seu método dinâmico, envolvia os participantes em muitos segmentos artísticos e culturais na cidade de Curitiba. Também investiu no projeto de vídeo para surdos, uma iniciativa pioneira em todo o país. Estes projetos são lembrados até hoje pelos moradores da capital do Estado. Com o seminarista e em seguida pastor, Flávio de Oliveira Cândido, nasce um novo tempo no Ministério com Surdos, que marca sua passagem por este ministério investindo nas áreas de ensino, acampamentos e atividades integracionistas como o Projeto S.O.S, que auxilia surdos na inserção do mercado de trabalho.
Seguido destes tão dedicados homens de Deus chega, em fevereiro de 2005, o Pr. Adoniran Melo, trazido pelo Pr. Marcilio de Oliveira Filho, do norte do Brasil, para desenvolver um projeto de tradução do Evangelho de João para um estilo de linguagem mais acessível para os Surdos. Esta tradução culmina na iniciativa da produção de materiais e outras atividades que serão citadas a seguir e que visam restaurar as grandes idéias dos antigos pastores do Ministério com Surdos.
Também no ano de 2006 nasce o Ministério de Especiais da PIB, que atua diretamente com pessoas portadoras de necessidades especiais, equipando dezenas de voluntários para o serviço do reino de Deus de maneiras muito “especiais”. Esta área abarca o ministério com surdos, deficientes visuais, cadeirantes e dependentes químicos para proporcionar uma verdadeira integração destes irmãos no seio da igreja.
O Brasil é considerado um país repleto de deficientes. São cerca de 38 milhões de pessoas e a grande maioria não conhece o Senhor Jesus. Nosso sonho é alcançar este povo que está esquecido. Venha nos apoiar no Ministério de Especiais e trabalhar com umas das áreas:.
Faça a diferença na PIB e no reino de Deus!
contato: especiais@pibcuritiba.org.br
SURDOS
Teatro de bonecos
Grupo coreográfico
Aulas de libras
Aulas de português
Aulas de informática
Culto em libras
Interpretações aos domingos sextas e sábados
Discipulados
Estudos bíblicos
Captação de imagens
Surdos TV
Produção de materiais
Grupo de pesquisa
Acompanhamento trabalhístico
Acampamentos
Acompanhamento com intérpretes
Organização de congresso
Assistência social
Projeto adoção
S.E.P – Surdos Entendendo a Palavra
Viagens missionárias
COMUNICAR (centro de formação de obreiros intérpretes)
DEFICIENTES VISUAIS
Espaço cultural
Aulas de informática
Aulas de português
Aulas de inglês
Campeonatos
Xadrez
Dominó
Acampamentos
Discipulados
Estudos bíblicos
Atendimentos espirituais
Produção de materiais
Acompanhamento trabalhístico
CADEIRANTES
Reuniões semanais
Visitas familiares
Acompanhamento com fisioterapeutas
Acompanhamento com fonoaudiólogos
Núcleo de voluntariado
Assistência psicológica
Assistência pedagógica
Palestras
Seminários
Acompanhamento familiar
CEIFAR
Assistência familiar
Acompanhamento psicológico
Pós-internamento
Encaminhamento trabalhístico
Escolinha de futebol
Informática
Auxílio Pedagógico
PROJETO INDÍGENA
Assistência Social
Estudos bíblicos
Discipulados
Minicursos