fbpx

Porque você está tão ansioso?
Nossos dias estão sendo tomados por preocupações e ansiedade. São muitos afazeres e responsabilidades, e nossa vontade de controlar tudo à nossa volta nos faz perder de vista uma verdade muito importante: Não estamos no controle. Jesus nos ensina a não nos preocuparmos com coisa alguma, pois nossas vidas são mais importantes que aquilo que possuímos. E ele diz: “Observem as aves do céu: não semeiam nem
colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”(Mateus 6.26-27). Ele está nos dizendo que nosso Pai está no controle de todas as coisas, e que se até as aves do céu são alimentadas, mesmo sem poder semear ou armazenar, não seríamos nós ainda mais alimentados? Nós somos Filhos de Deus, co-herdeiros com Cristo! Nossas preocupações e ansiedades são frutos da falta de fé, e ela se manifesta quando não conseguimos aquilo que almejamos, e  continuamos esperando ansiosamente até que sejamos satisfeitos. Isso é um grande ídolo irmãos. Não vivemos mais por nossos desejos mas por Deus. Jesus continua: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”(Mateus 6.31-32)
Deus sempre sabe nossos desejos, os mais profundos do nosso coração (Jeremias 17.10), logo ele também conhece nossas necessidades. Ele não nos dá tudo que queremos mas o que Precisamos. O que precisamos fazer então para vencer toda nossa ansiedade? Jesus nos responde: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”.(Mateus 6.33) E Paulo nos mostra como podemos ter paz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”(Filipenses 4.6-7)
Recomendo uma oração de reflexão. Converse com o Senhor, coloque sobre ele suas preocupações e ansiedades, para que assim você possa ter a paz de Deus. Ele está te ouvindo a todo instante, mas espera que Você tome a iniciativa de procurá-lo e se abrir, contar sobre suas expectativas e medos. Peça a Ele que te dê mais fé, que te ajude a esperar com expectativa no Senhor, que acalente seu coração e remova todo esse medo, peça para que ele te ajude a Confiar nas promessas de vida eterna que Ele tem pra você. Deixe que Ele esteja no controle da sua vida.
Leia o Salmo 139 em oração, reserve um tempo para conversar com Espírito Santo todos os dias, e seja transformado.

ANSIEDADE
Em tempos de preocupação, escolha orar!
“Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus, pela oração e súplica com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6;7)
Oração e gratidão! É isso que Deus nos incita a fazer no dia de hoje, Ele não quer que a angústia tome conta de nós diante de acontecimentos futuros, porque a preocupação só paralisa a nossa vida de oração. É em vão se preocupar por coisas que não podemos mudar, além disso, sempre que decidimos relembrar e aceitar uma preocupação, ela só tomará força. A inquietação só aumenta e fortalece o problema.
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.” (Mateus 6:34)
Tenha o hábito de orar, ao invés de pedir, apenas agradeça; ser grato é mudança de olhar, quando você foca seu olhar interior no excesso de preocupações, a vida envia mais disso para si. Aproveite esse tempo e tenha momentos de intimidade com Deus, a oração é o remédio para o coração angustiado: “Quando estive aflito pedi ajuda a Deus, o Senhor, e Ele me respondeu”. (Salmos 120:1)
No lugar de olhar para o problema, olhe para as bênçãos, no lugar de olhar para os obstáculos, olhe para as oportunidades. “Lance sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5:7)
A Palavra do Senhor já nos instruiu há muito tempo: “em tudo dai graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (I Tessalonicenses 5:18)
Evite murmurar, não antecipe suas preocupações, já basta a cada dia o seu mal! Viva o presente. E para hoje a palavra é: gratidão pelo que temos e pelo o que ainda virá!
Deus não perdeu o controle!