fbpx

Fidelidade à Presença

8, maio, 23

Fidelidade à Presença

O segundo livro de Crônicas apresenta vários reis de Judá e Israel, alguns fiéis a Deus e outros infiéis. Entre os reis fiéis, encontra-se o Rei Asa de Judá, que reinou por quarenta e um anos e buscou a presença de Deus em sua vida e em sua nação, por grande parte de sua vida.

ALGUNS FEITOS NOTÁVEIS DE ASA (2.Cr.15)

Logo no início do capítulo indicado, é mencionado que o rei é visitado pelo profeta Azarias, ainda em sua juventude. O profeta lhe disse: “Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.” (Segundo Crônicas 15:2). Essas palavras tiveram um impacto significativo sobre o rei, que decidiu tomar medidas para reformar a nação e restaurar a adoração a Deus. Asa iniciou sua reforma eliminando os ídolos e altares pagãos que haviam sido estabelecidos em Judá. Ele ordenou que as pessoas buscassem ao Senhor e cumprissem seus mandamentos. A reforma de Asa trouxe resultados positivos para Judá. O povo se uniu em torno do seu rei e ofereceu sacrifícios ao Senhor. Asa também fortaleceu as defesas de Judá, construindo cidades fortificadas e fortalezas. Ele preparou o exército para a guerra, sabendo que poderia haver conflitos com nações vizinhas.

PODEMOS APRENDER MUITO COM A VIDA DO REI ASA

Ele reconheceu a importância de buscar a presença do Senhor. “Fizeram um acordo de todo o coração e de toda a alma de buscar o Senhor, o Deus dos seus antepassados.” (2 Cr.15:12) Ele servia a Deus há pelo menos quinze anos anos e já tinha vivido coisas grandiosas. Veja que Asa, no capítulo anterior, havia conquistado uma grande vitória contra o exército etíope, em nome de Deus. Até os povos que não estavam envolvidos na batalha, como os filisteus, ficaram aterrorizados com o povo de Deus. Não importa o quanto você já experienciou do poder de Deus e da presença dEle em sua vida. Ele quer se revelar ainda mais para você.

ELIMINE OS HÁBITOS QUE TE AFASTAM DE DEUS

“O rei Asa chegou até a destituir sua avó Maaca da posição de rainha-mãe, pois ela havia feito um poste sagrado repugnante para Deus. Asa derrubou o poste, despedaçou-o e queimou-o no vale do Cedrom.” (2 Cr.15:16) Certas práticas e costumes precisam ser deixados para trás. A prática de Maaca era bastante difundida em Canaã. Aserá era a deusa cananita da fertilidade. Os israelitas haviam aprendido com seus vizinhos a idolatrá-la, pedindo por boas colheitas e por animais sem defeito e por isso criavam esculturas de madeira em montes e também ao lado dos altares erigidos ao Senhor. Ao saber disso, talvez você pense: “que falta de noção, eram idólatras na cara dura.” Mas quantas vezes eu e você damos o lugar de Deus às coisas da nossa cultura ou tradições? Quantas vezes o nosso trabalho, o nosso lazer e a nossa satisfação pessoal, estão na frente do compromisso relacional que temos com o Senhor?

DESENVOLVAMOS FIDELIDADE À PRESENÇA DE DEUS 

“Mas vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado.” (2 Cr.15:7) 

Vinte anos mais tarde, porém, Asa abandona sua aliança com o Senhor. Continuando a leitura do texto, vemos que ele faz uma nova aliança. Desta vez com o rei da Síria. Para surtir o efeito desejado, Asa entrega em tributo, os tesouros do templo, itens sagrados para o culto ao Senhor. Um outro profeta vai levar um alerta para Asa, mas dessa vez o rei manda prender o homem de Deus. E a vida de Asa, só vai de mal a pior daí em diante. Tudo que Asa construiu com Deus em quarenta e dois anos, acaba ruindo em cinco. 

O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.” (Segundo Crônicas 15:2). 

O que precisamos fazer é permanecer fiéis. É olhar para tudo que já vivemos e acreditar que Deus tem muito mais para fazer. O seu passado, atesta as coisas que Deus tem para você no futuro. Se O buscar, com sinceridade e obediência, você O encontrará e se manterá na presença dele.

Diogo Teixeira, ministro em atuação no One Love / Rede Família.