fbpx

Viver o Extraordinário de Deus

1, jun, 23

VIVER O EXTRAORDINÁRIO DE DEUS

Pela fé, Noé construiu uma grande embarcação para salvar a sua família do dilúvio. Ele obedeceu a Deus, que o advertiu a respeito de coisas que nunca haviam acontecido. Hebreus 11:7

 

Fala-se e escreve-se bastante sobre o extraordinário de Deus. Mas será que temos de fato entendido sobre o assunto? Qual o significado de extraordinário? Respondendo, o que é transordinário, completamente fora do usual, excepcional. Assim é Deus em sua essência e em sua atuação criadora, criativa, irretocável e soberana. E é seu desejo ver seus filhos participando de seus propósitos e feitos extraordinários. Porém, poucos de nós têm o privilégio de coparticiparem do extraordinário de Deus, como aconteceu com Noé.

ESPECIAL ATENÇÃO SOBRE NOÉ

Era um cidadão comum, mas com três focos distintos. Pregar a justiça divina, manter a família unida e ser um empreendedor focado na inovação, o que o tornou o primeiro viticultor na história da humanidade. A Bíblia diz que ele era um homem de fé, que andava com Deus. (Hb.11:7 – Gn.6:9) Sua influência espiritual era exercida sobre seus familiares e com todos aqueles com os quais se relacionava. Nesse contexto de vida relacional e de negócios, Noé experimentava permanentemente o extraordinário divino. Ele acreditava que sem fé é impossível agradar a Deus. (Hb. 11:6a)

PARTICIPAÇÃO NO EXTRAORDINÁRIO

Deus estava triste e muito indignado com a desobediência, crueldade, imoralidade e corrupção, vivenciadas pelos homens na época de Noé. Deus resolveu colocar um fim nesse estado de deterioração humana, acabando com tudo e todos. Para tanto comunicou ao seu fiel escudeiro Noé, que o queria como parceiro: “Em breve, cobrirei a terra com um dilúvio que destruirá todos os seres vivos que respiram. Tudo o que há na terra morrerá. Com você, porém, firmarei minha aliança. Portanto, entre na arca com sua mulher, seus filhos e as mulheres deles.” Gênesis 6:17b,18

TEMPO DE PROVAÇÃO E DE FÉ

Noé até aí, enfrentava uma rejeição moderada por sua pregação profética, mas é bem provável que essa rejeição tenha aumentado com a construção da arca. Com o anúncio contundente de um dilúvio para ceifar as vidas de rebeldes e imorais, estes passaram a ler a ação de Noé como tresloucada e provocadora. Extermínio humano, animal e ambiental, com chuva torrencial, continuada e mundial, nunca vista antes! Só podia ser coisa de um fanático tresloucado – argumentavam todos. Construção de um mega navio de madeira, com cento e cinquenta metros de comprimento; vinte e cinco metros de largura; quinze metros de altura; três andares e vários compartimentos internos, para quê? Se não havia nos arredores nem onde essa embarcação pudesse flutuar? – ainda questionavam. Mas eram indagações de depravados, que só pensavam e tentavam entender as coisas naturais, na perspectiva ordinária. No entanto, aquele homem de Deus e sua família, estavam antevendo e agindo na perspectiva do extraordinário de Deus.

O EXTRAORDINÁRIO PROPICIA LIVRAMENTO

Infelizmente os contemporâneos de Noé não quiseram levar e sério o alerta sobre o julgamento e morte pelo Dilúvio. Não houve o arrependimento e livramento de nenhuma pessoa. Só embarcaram na arca, aqueles que, fielmente a construíram. Noé, Naamá sua esposa e seus filhos, Jafé, Sem, Cam e respectivas esposas. A justiça foi feita para eles, mas esteve disponível para todos que ouviram a pregação do servo de Deus. 

Rejeitaram o pregador e sua mensagem redentora. O embarque aconteceu a vista de todos, foi demorado, mas mesmo assim, não houve um grito de fé e de arrependimento espontâneo e sincero, lá no meio da multidão que assistia a meia distância. A porta principal da Arca foi selada, assim que os animais selecionados terminaram de entrar.

BUSQUE O EXTRAORDINÁRIO DE DEUS

Choveu por quarenta dias e quarenta noites, a inundação foi gigantesca, pois durou cento e cinquenta dias. Ao final desse tempo, Noé e família saem da embarcação e na primeira chance que têm, oferecem sacrifícios ao Senhor, que por sua vez, faz aparecer no céu limpo, um arco-íris cheio de vivacidade, cores e brilho, sinal divino reforçado de aliança com Noé.

Vivemos um tempo não tão diferente daquele de Noé. O que tem dado significado à nossa fé, nossos projetos e perspectivas? Tenhamos a convicção de que viver o extraordinário divino só é possível, com uma vida de santificação plena, firmada na Palavra de Deus, onde se encontra o extraordinário propósito divino para nossa aliança com o Pai. 

Augusto Zeferino, jornalista colaborador do Rede Família