fbpx

O Extraordinário em confiança

17, jul, 23

O Extraordinário em confiança

…”Sempre haverá farinha na vasilha e azeite no jarro, até o dia em que o Senhor enviar chuva”. Ela fez conforme Elias disse. Assim, Elias, a mulher e a família dela tiveram alimento para muitos dias. (I Reis 17:14,15 NVT). Viver o extraordinário é viver em confiança.

Nos dias atuais vivemos tempos complexos, em que confiar no próximo tem se tornado um exercício muitas vezes, bem difícil. Juntamente com a facilidade das redes sociais, da informação e das conexões virtuais, veio o distanciamento, o acúmulo de tarefas e uma pequena palavra que tem se tornado a introdução da maioria das conversas: correria.

CUIDADO COM A MODERNIDADE LÍQUIDA

Quando você encontra um amigo ou um familiar e pergunta como está a vida, é difícil não ouvir essa palavra como resposta. E essa correria vem produzindo grandes lacunas em nossas relações sociais, como bem colocou o sociólogo polonês Zygmunt Baumann: “vivemos a modernidade liquida, em que os relacionamentos não tem solidez em si mesmos. São superficiais e descartáveis”.

Esse tipo de vida gera em nós, barreiras que impedem que nos relacionemos com o outro, de forma profunda, conhecendo e sendo conhecidos nas virtudes e fraquezas, confiança e parcerias. Infelizmente isso acaba se refletindo no nosso relacionamento com Deus. Até podemos ter uma vida religiosa ativa, mas fica a questão: será que temos vivido como confiantes filhos do Eterno?

EXPERIÊNCIA DE ELIAS E A VIÚVA

Para vivermos o extraordinário, precisamos confiar naquele a quem nada é impossível. A Bíblia nos traz inúmeros relatos sobre confiança, mas um em especial me chama a atenção, ele se encontra em 1 Reis 17.7-15. Nesse referido texto vemos a história do profeta Elias e de uma pobre viúva, de uma região distante. Uma história repleta de confiança, apesar das situações adversas enfrentadas pelos referidos personagens.

Iniciamos vendo Elias, que dias após ter profetizado o fim das chuvas em Israel, está refugiado em um riacho, sendo alimentado por corvos (uma situação bem inusitada). Para o desespero de qualquer um, as águas começam a secar, pois não havia chuvas. Deus então fala com seu profeta e lhe dá uma solução para seu problema: ir para outro país para ser sustentado por uma viúva.

Confesso a você que esse não seria o conselho que eu esperaria receber de um amigo, quando estivesse em uma situação de necessidade. Mas sabemos que Deus já havia mostrado seu cuidado com o profeta, sustentando-o no Querite. E então ele confia na direção do Senhor e parte para Sarepta. E ali, podemos ver uma nova e extraordinária experiência.

CONFIAR DIANTE DO IMPONDERÁVEL

Para vivermos o extraordinário devemos estar atentos ao agir de Deus. Uma pobre viúva, de uma pequena cidade, no meio do território governado pelo pai da pessoa que está  perseguindo o servo de Deus. Esse era o cenário em que Elias se encontrava, após caminhar mais de cento e cinquenta quilômetros, do Querite até Sarepta. Aos olhos humanos, tudo estava indo na contra mão de uma solução, para o dilema daquele israelita. Mas Deus tem seu caminho em meio a tempestade e sempre está pronto a nos surpreender.

Chegando à entrada da cidade, o servo do Senhor se depara com uma mulher colhendo gravetos e lhe faz dois pedidos. O primeiro, a viúva prontamente se dispõe a atender, mesmo vivendo em uma situação de terrível aridez, mas o segundo pedido é recusado com uma declaração de cortar o coração. Ela e seu filho não tinham mais nada o que comer e teriam a sua última refeição e na sequência, esperariam seu fim.

A VIÚVA CONFIA NO SERVO DE DEUS

Então ele liberou uma palavra do Senhor para a viúva, e nela observamos mais um momento excepcional, pois Sarepta era da região de Sidom, povoada por pagãos, que não serviam e nem conheciam o SENHOR. Aí vemos essa mulher pagã, confiando na palavra do profeta, o que mostra que Deus havia preparado seu coração para receber Elias. Para vivermos o extraordinário precisamos abrir espaço para Deus. 

E mesmo diante dessa situação tão incomum ela decide confiar na palavra daquele estranho, lhe prepara um bolo, o recebe em casa e tem sua história transformada.

Essa viúva ao abrir seu lar, não estava recebendo apenas um judeu, um estrangeiro, um profeta, ela estava hospedando em sua casa a Presença de Deus, abrindo espaço em sua vida para o extraordinário! Confiar que Deus sempre trabalha para o nosso bem e que todos seus caminhos são perfeitos, é o primeiro passo na jornada a lugares mais altos, experiências mais profundas e revelações do infindável amor Dele por nós.

Extraordinário é poder confiar em Jesus e em seus servos fiéis.

Everton Santos, empresário colaborador do Rede Família