fbpx

PELO QUE VOCÊ É GRATO

Série Gratidão

 

 

 

 

 

 

Anne Frank, a famosa jovem judia que relatou o que passou num campo de concentração nazista, escreveu em seu diário: “Os mortos recebem mais flores do que os vivos, porque o remorso é mais forte que a gratidão”.

 

Você já viu alguém receber algum presente e se mostrar ingrato? Quando fazemos algo por alguém, desejamos receber no mínimo, um muito obrigado. Assim também o Senhor, que nos presenteia abundantemente, com graça e favores. Mas o que Ele tem recebido é ingratidão, desde os primórdios da humanidade. Os israelitas, por exemplo, foram libertos da escravidão opressora no Egito antigo e no entanto, mostraram-se ingratos, manifestando descaradamente, que sua preferência era a volta à terra de Gosém.

Enquanto peregrinava pelo deserto, o povo de Deus recebeu instruções para celebrar a bondade dos pães Asmos, que eram lembretes festivos da libertação e da consagração do povo. Outras celebravam a colheita, como a Festa das Primícias ou Festa das Semanas, assim chamada porque era celebrada sete semanas após o corte das primeiras espigas de trigo e ela simbolizava a produção e o crescimento. Essa festa com característica própria (Lv. 23:15-21), era a única, em que eram apresentados ao Senhor, pães fermentados. O fermento era um elemento muito característico para os israelitas, pois lembrava a contaminação e a corrupção, dois contaminantes da alma, que a afastam do exercício da gratidão.

QUEIXUME AFASTA DE DEUS

Mas apesar dessas festas memoriais, veja o que aconteceu. Então o bando de estrangeiros que viajava com os israelitas começou a desejar intensamente a comida do Egito. E o povo de Israel também começou a se queixar: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Que saudade dos peixes
que comíamos de graça no Egito! Também tínhamos pepinos, melões, Alhos-porós, cebolas e alhos à vontade.

Mas, agora, perdemos o apetite. Não vemos outra coisa a não ser esse maná!”… Moisés viu todas as famílias reclamando à entrada de suas tendas, e a ira do Senhor se acendeu. Com isso Moisés se revoltou e disse ao Senhor: “Por que tratas a mim, teu servo, com tanta crueldade? Tem misericórdia de mim! O que fiz para merecer o peso de todo este povo? Por acaso gerei ou dei à luz este povo? Porque me pedes para carregá-lo nos braços como a mãe carrega o bebê que mama?“ (Nm.11:4-6;10-12b NVT) Nós também deixamos de trazer à memória, o que de bom recebemos dos outros. Especialmente de Deus. Ou nos esquecemos ou depreciamos o que recebemos. A minha casa não presta mais; meu carro é uma porcaria e o meu casamento, bem que poderia ser melhor. Os israelitas, por vezes, perderam a perspectiva de que estavam a caminho da terra prometida e voltavam a desejar a vida pregressa.

CONTE AS MUITAS BENÇÃOS

Quais são as coisas que Deus já fez em sua família e que você poderia enumerar neste instante? Quais são as respostas de oração que você recebeu? Se você não estiver se lembrando de nenhuma delas ou se acha que não houve respostas, talvez seja importante limpar as lentes que você está utilizando e olhar para a vida. Seja uma pessoa antenada nas bênçãos recebidas no seu dia a dia. A saúde, a casa própria, a promoção no trabalho, o curso concluído, o carro novo, a igreja em que você está e atua, a família maravilhosa, os vizinhos respeitadores e parceiros, enfim a lista de bênçãos sempre vai amentando, mas, e a gratidão?

GRATIDÃO PELA PREDESTINAÇÃO

Nós estamos caminhando para a vida eterna, para o lugar celestial preparado por Deus. Não devemos nos entregar à atitude mundana, de olhar e desejar a vida dos outros, achando que a nossa está ruim. O reino de nosso Senhor não é deste mundo. Está acima das riquezas puramente materiais, que são passageiras. O reino dos céus é incomparavelmente melhor, pois será de relacionamento direto e eterno com o Pai e o Filho.

GRATIDÃO PARA SER FELIZ

Você tem sentido e manifestado gratidão, em toda e qualquer situação. Busquemos a perspectiva de vida do apóstolo Paulo: “Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito. Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças”. (Fp 4:12b,13)

O segredo da felicidade, é ter uma vida grata, a toda hora, em qualquer lugar ou situação.

Diogo Teixeira pastor do One Love (jovens casais) no Ministério Rede Família

Daniel Motta publicitário, arte finalista deste blog e cooperador do Rede Família