CUIDE DOS SEUS
Série: Festas em Família
“Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente”. 1ª Timóteo 5:8 (RA)
Desde a minha infância, encontrar com a minha família, em qualquer época do ano, era e ainda é algo muito especial. Boa parte da minha família é composta por militares e então, nós sempre nos mudamos muito e consequentemente, moramos distantes uns dos outros. Hoje, estou em Curitiba, mas tenho familiares morando em Pelotas, Passo Fundo, Brasília, Salvador, Aracaju e até nos Estados Unidos.
É uma situação muito difícil, mas acaba que os nossos momentos juntos, são ainda mais importantes e cheios de significado. O Natal é um desses momentos. Fora isso, a gente mantém um certo contato. Sempre nos comunicamos por chamadas de vídeo, e o grupo do WhatsApp não para. Compartilhamos ali os nossos pedidos de oração e as nossas vitórias.
NECESSÁRIO RESIGNIFICAR
Já vi muitas pessoas que têm familiares na mesma cidade em que moram e não valorizam essa proximidade. Pessoas que têm seus avós, tios ou irmãos por perto e não percebem a benção que isso é. E eu entendo, porque nós humanos nos acostumamos com as bênçãos de Deus, que são diárias nas nossas vidas e nem nos apercebemos delas. Nós nos acostumamos com acordar todo dia, com a comida na mesa, com o culto da semana. E o mesmo se aplica para as pessoas que estão do nosso lado. Às vezes, damos mais tempo e dedicação à igreja do que à nossa própria casa. Nos enchemos de compromissos e durante a correria da semana, esquecemos de olhar para quem está do nosso lado.
SIMPLESMENTE FESTAR?
Esse cuidado não é só no final do ano ou nos aniversários. Muitas vezes as pessoas colocam máscaras no Natal. Todos estão aparentemente felizes e sorridentes, mas, interiormente, estão passando por dificuldades, se sentindo sozinhos, distantes de Deus e dos familiares. E nós nem percebemos essa realidade, e, muito menos assumimos que somos nós, que devemos fazer a diferença na vida deles. Qual foi a última vez que você levou seu filho para passear? Só você e ele? Qual foi a última vez que você fez uma surpresa para o seu cônjuge? Qual foi a última vez que você
perguntou para sua filha adolescente como está o coração dela? Qual foi a última vez que você ofereceu ajuda para o seu irmão? Qual foi a última vez que você ligou para aquele tio distante? Qual foi a última vez que você expressou gratidão para os seus pais?
PRIORIZAR O OUTRO
Em toda a sua vida, Cristo nos ensinou a importância de valorizarmos cada pessoa individualmente, amando e buscando a edificação mútua. Esse é o cuidado, o amor intencional que devemos ter e praticar. O nosso primeiro e maior ministério é a família, e ela é a nossa base. Jesus nasceu dentro de uma família, como todos nós, e agora somos todos, parte da família dele. Ao se tornar homem, Deus mostrou que Ele se preocupava conosco. Além disso, Jesus nasceu em condição humilde, num estábulo, ou seja, não nasceu como rei, mas em condição humilde e de servo.
O Natal é, portanto, uma grande oportunidade para colocarmos o amor em prática e de uma maneira mais forte, sendo servos. É uma oportunidade de evangelizarmos aquele parente que não conhece a Jesus, de acolhermos aquele parente que está distante e de reconciliarmos com aquele parente com quem temos desavenças. Nesse Natal, coloque como propósito cuidar diariamente da sua família e de uma forma mais intencional.
GERE EMPATIA E AMOR
Traga a Palavra de Deus para o meio de vocês, crie momentos especiais na presença de Deus e junto à sua família e não deixe ninguém passar dificuldades sozinho. O principal presente que você
deve dar para eles é o amor de Cristo, através de você. Assim, todos serão edificados, inclusive o seu coração.
Artigo de Giovanna Rolim, estudante de Arquitetura e Urbanismo e colaboradora do Rede Família.
Arte final de Daniel Motta, publicitário colaborador do Rede Família.