fbpx

DEVOÇÃO EM FAMÍLIA

 

“Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!” (Salmos 119:2). 

Esse versículo nos revela dois princípios essenciais, para se viver em devoção: na busca e na obediência ao Senhor (com elevada intensidade). 

E essa conduta compartilhada e vivenciada no lar, promove a ambiência para a felicidade familiar.

Você pode perguntar se esta não é uma regra muito simples: obediência + busca ao Senhor = motivação para devoção a Deus = felicidade? Na teoria, é mesmo muito simples, mas na prática, a obediência ao Senhor exige renúncias, fidelidade, domínio próprio, dentre outros frutos do Espírito que precisamos pôr em prática, dia após dia.

FOCO NA DEVOÇÃO

Além de uma busca incessante a Deus, que requer deixar de lado nossas vontades, desejos e esvaziar-se de si mesmo, a prática da devoção e a busca ao Senhor devem ser visíveis e notadas dentro do nosso lar, pois é ali no cotidiano, nas pequenas atitudes com nossos filhos, nossos cônjuges, e com nossos vizinhos, amigos e parentes, que devemos refletir a figura de Cristo em nós.

COMO FAZER ISSO?

Veja algumas formas para demonstrar devoção a Deus com constância, em família. Amando a Deus acima de tudo e de todos. É o principal mandamento. (Mateus 22:37) Amar, respeitar e glorificar a Deus diariamente, e a partir das relações em família. Quando colocamos o Senhor em primeiro lugar, diante de qualquer situação, expressamos aos nossos familiares qual o lugar de importância dEle dentro do nosso lar, como também nestes procedimentos: amar ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:39); fazer tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31); ir e pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15); ter bom ânimo nas aflições (João 16:33).

Quando exercemos nossa fé, principalmente nos momentos difíceis, estamos atestando a confiança no poder de Deus e no fato de que Ele tem o melhor para nós. Por isso, “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele o fará” (Salmos 37:5)

DEVOÇÃO E SANTIFICAÇÃO

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmos 1:1) Esposas e maridos, vocês são a referência cristã dentro de sua casa. Portanto, sejam cautelosos e vigias de suas práticas.

DEVOÇÃO É INTIMIDADE

Ao buscarmos o Senhor como família, separando um tempo específico durante o dia, somente para falarmos sobre ele e com ele, isso gera um relacionamento de intimidade com o Pai. E essa busca, torna-se contínua e deleitável. A família é criação de Deus, Ele a criou para ser unida. E quando uma família serve ao Senhor, ela é fortalecida, protegida e guiada por Ele. Crescer em uma família que ama e serve a Deus é um grande privilégio. Os pais devem ensinar aos filhos sobre Deus, logo, os filhos aprenderão honrar a Deus e aos seus pais.

Todos devem ajudar os membros mais fracos e vulneráveis no clã familiar. A família é o ambiente ideal para refletir e expressar o amor de Deus.

Viva a Palavra do Senhor dentro do seu lar e faça dele o ambiente ideal para comunicar Jesus Cristo ao próximo.

Francine F. Amaral, designer, escritora e social media colaboradora no Rede Família.

Daniel Motta, publicitário, articulista e arte finalista colaborador no Rede Família.