EnComun - Ministério de Comunicação
Quem SomosUma grande família trabalhando nos bastidores, para que a mensagem de Cristo possa ser transmitida em toda as mídias.
A capacidade do templo da Primeira Igreja Batista de Curitiba é para cerca de 4 mil pessoas, mas não é raro que um culto dominical tenha um público de mais de 10 mil espectadores. E isso sem fila no estacionamento, sem gente de pé ou sentada nos corredores. O segredo está na internet e na televisão: a cada domingo cresce a quantidade de pessoas alcançadas pela transmissão dos cultos, que ignora fronteiras físicas e permite que gente com dificuldades de locomoção adorem a Deus como se estivesse no templo.
Essa é uma das faces da área de comunicação da nossa igreja, que usa ferramentas modernas para servir outros setores da igreja e para espalhar a mensagem de Cristo até os confins da Terra, conforme Ele próprio ordenou. Uma delas é a reprodução das mensagens nos canais digitais e livretos que são vendidos na livraria. Por meio deles, as pregações podem alcançar muitas vidas mais. E não fica só nisso: há ainda os programas de rádio e televisão e o canal de TV Rede Super que contém em sua grade de programação, dezenas de programas de conteúdo administrado pela nossa igreja. Na Web, a igreja está encontrando novas formas de expandir as transmissões dos cultos, não só disponibilizando ao vivo mas também as séries de mensagens e eventos através do aplicativo gratuito.
Falando assim, parece até que a Comunicação é uma coisa nova para a PIB, que está ligada a recursos mais modernos como a internet ou as mídias eletrônicas. Mas não: seu embrião surgiu em setembro de 1963, com a criação de um boletim dominical contendo informações sobre os acontecimentos da igreja, os aniversariantes e uma mensagem do pastor principal na primeira página. Os formatos, letras e cores do Boletim (que se transformou na Revista Dia a Dia com Deus) mudaram com o tempo, mas a essência sempre foi a mesma – informar e motivar tanto público interno quanto externo. Nossa revista hoje vai além dos portões, alcançando pessoas em consultórios, lojas, escritórios e empresas.
Nosso ministério se divide em áreas ou departamentos. Destacamos a Agência EnComun e Operação de Campus. Ao todo são mais de 180 pessoas, a maioria voluntários, divididos em 12 diferentes coordenadorias, numa estrutura criada e supervisionada por Albert Martins de Oliveira Filho, ministro de Comunicação da PIB desde que essa área foi estabelecida formalmente, em 2006.
Muitos desses setores trabalham em colaboração com outras áreas. A comunicação está sempre de alguma forma envolvida em todas as atividades da igreja, divulgando, criando uma identidade visual, registrando ou informando. Desde eventos grandes como Nataleluia, Louvação Global, Congresso de Famílias; até os cultos e atividades semanais. Os teóricos costumam dizer que comunicação é a transmissão de uma mensagem a um ou mais destinatários, mediante o uso de diferentes meios; e é isso que nós fazemos.
Quem atua nessa área na PIB tem grandes desafios, porque os destinatários são muitos e os meios, bastante diferentes entre si. Mas o que anima a todos é a mensagem a ser transmitida, a mensagem da Cruz.
Essa mesma Cruz pode ser vista em nossa logo. Ela é formada por ‘pixels’ coloridos que representam os diferentes dons e talentos dos que atuam com comunicação. Esta logo tem uma ambiguidade inteligente e curiosa. Os pixels parecem estar se afastando da Cruz, como se fossem os comunicadores que estão espalhando a mensagem do evangelho. Ao mesmo tempo, eles parecem formar a Cruz, como se ela os atraíssem. O “EnComun” representa esses mesmos comunicadores com algo em comum: Jesus Cristo. Da mesma forma, é uma abreviação de “encontro de comunicadores”.
Albert Martins
comunicacao@pibcuritiba.org.br
Que tal participar de um grupo voltado para líderes de comunicação de igrejas? Clique no botão abaixo!