O EXTRAORDINÁRIO NA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA
O extraordinário de Deus se manifestou na vida de Raabe, porque ela entendeu os propósitos dele em sua vida e na de seus queridos.
Ao buscar uma palavra que mexesse com meu coração, fui levado a pesquisar e estudar a vida de uma mulher, que aos olhos humanos pareceriam um caso improvável de confiabilidade e instrumentalidade extraordinária.
No livro de Josué, nos capítulos dois e seis, a história de uma mulher chamada Raabe é contada. E depois no Novo Testamento, onde seu nome aparece três vezes. Em Mateus fazendo parte da genealogia de Jesus, em Tiago e em Hebreus, associado a palavra fé. Essas referências nos trazem a importância da atuação de Raabe, na história do povo de Deus.
TRANSFORMADA PARA SERVIR
No capítulo dois do livro de Josué, aquela personagem é destacada como a mulher corajosa que acolheu os espiões enviados por Josué, para sondar a cidade de Jericó. Temendo algum tipo de ameaça, o rei da cidade mandou buscar os homens na casa de Raabe. Ela, porém, escondeu-os no terraço, no meio das canas de linho, e deu uma falsa informação sobre o paradeiro dos hebreus aos emissários do rei.
Antes de enviar os espiões em segurança, a meretriz sela com eles uma aliança e os espiões se comprometem em deixá-la viva durante a invasão de Jericó, bem como a todos os seus familiares. O extraordinário de Deus se manifestou na vida dela, porque teve sabedoria em entender a grandeza de Deus. Raabe revelou que sabia que o Senhor havia dado aquela terra aos filhos de Israel, e falou sobre o grande pavor que tomou o coração do povo, pois sabiam que o Deus de Israel era “Deus em cima nos céus e em baixo na terra”, como relata o capítulo dois, verso onze.
O EXTRAORDINÁRIO DERRUBA MURALHAS
Na nossa vida muitas vezes não vemos o extraordinário de Deus, porque não reconhecemos o poder do Senhor. Conversando com um amigo paraquedista, perguntei como confiar que um paraquedas abrirá ao se saltar do avião. E ele me disse que confia em quem dobra seus equipamentos. Então fiquei pensando que, em termos espirituais, preferimos saltar confiando nos homens e duvidando que Deus sim, pode nos guardar e proteger nossa família.
O extraordinário de Deus se manifestou na vida de Raabe, porque ela entendeu os propósitos dele em sua vida e na de seus queridos. Os israelitas sitiaram e rodearam a cidade de Jericó por sete dias, levando a arca da Aliança e trombetas. No último dia, rodearam sete vezes a cidade, na última vez, todo o povo gritou e as muralhas caíram milagrosamente.
FÉ PRÁTICA E VERDADEIRA
O extraordinário de Deus se manifestou na vida de Raabe porque ela teve uma fé vivida na prática. A fé e a coragem daquela mulher, foram expressas de uma forma prática e verdadeira, fazendo que ela e sua família fossem salvos da destruição de Jericó. Da mesma maneira, a nossa fé em Deus deve ser genuína, mesmo que isso possa nos tirar da zona de conforto e nos expor de maneira contundente. A segunda menção a Raabe no Novo Testamento, está em Hebreus capítulo onze, verso trinta e um.
Depois de dizer que pela fé caíram as muralhas de Jericó, o autor declara que pela fé, Raabe, a prostituta, não pereceu com os desobedientes, por ter acolhido os espiões em paz. Pelo contexto, portanto, percebe-se que o autor pretende apresentar a personagem como um modelo de fé, que opera através das obras. Da mesma forma, devemos ter fé e lutar pelas nossas famílias. Raabe não desistiu de sua fé ativa e salvou toda a sua casa.
ATITUDE TRANSFORMADORA
O eco da atitude de Raabe repercutiu chegando até nós. Ali naquela mulher marginalizada, estaria um improvável exemplo de luta e de fé. Depois do extraordinário de Deus, ela tornou-se um exemplo digno de fazer parte da galeria da fé, no livro de Hebreus. Não há nada que nos possa afastar de seu amor.
Minha oração é que Deus faça o seu “Extraordinário” na sua família, usando suas vidas e cumprindo seus propósitos, trazendo livramento e salvação.
Mathias Geraldo, colaborador do Rede Família.