fbpx

A família de Abraão

O Senhor tinha dito a Abrão: “Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação, o abençoarei e o tornarei famoso, e você será uma benção para os outros”. Genesis 12:1,2

Quando olhamos para a Bíblia, mais especificamente para o Antigo Testamento, o que vemos? Um livro repleto de aventuras, conflitos e desafios com toda a certeza, mas também com histórias de famílias, que tiveram suas vidas transformadas pela intervenção de Deus. E como consequência, seu legado chega até nossos dias. Sem dúvida nenhuma, um dos maiores legados é o da família de Abraão, o patriarca que escolheu andar sob a direção do Senhor, obedecendo-o fielmente e posteriormente, recebendo uma grande promessa, aceitando-a incondicionalmente, apesar de todas as circunstâncias contrárias.

Podemos confirmar a importância das escolhas de Abraão, observando o quanto isso influenciou toda sua descendência e, consequentemente, toda a história da humanidade. Acredita-se que ele viveu, cerca e dois mil anos antes de Cristo. Deus indicou-lhe Canaã, terra prometida para ele e seus descendentes. Ele, a esposa Sarai, um sobrinho próximo e seus servos, arrumaram a mudança e seguiram em direção ao destino proposto.

DEUS PESSOAL E DA FAMÍLIA

Quantas vezes aquele homem, vivenciou o cuidado divino em sua vida pessoal e familiar. Assim Abraão descobriu que Deus é um Deus pessoal, e também, um Deus familiar. Um Criador que interage e participa da história de suas criaturas; que acompanha a vida e os relacionamentos de todos os seres humanos. Deus já havia se revelado aos homens, andou com Enoque, salvou Noé, dirigiu os passos do próprio Abraão, mas a todos esses, se revelando como o SENHOR, o criador dos céus e da terra, o Soberano de todo o universo. E aqui podemos observar a importância que as famílias têm, na missão que Deus está estabelecendo no mundo.

DEUS DE ABRAÃO

Sobre esse personagem, é impossível esgotar todas suas características, todas as nuances de sua maravilhosa história. O conhecido pai da fé é um dos personagens mais destacados de toda a Bíblia, mas, uma coisa podemos destacar em sua vida e, declarar com toda a certeza. Abraão decidiu obedecer. Recebeu o chamado para um lugar distante, saiu de sua zona de conforto, deixou sua história para trás e rumou em direção a um destino incerto, crendoem uma promessa que ia contra todas as realidades de seu contexto de vida. Mas apesar de tudo isso, o velho patriarca obedeceu. Mesmo assim ele obedeceu. E por toda obediência aos pedidos de Deus, sua família foi privilegiada com uma promessa muito maior, que torna todas as famílias da terra, benditas em seu descendente, Jesus.

DEUS DE ISAQUE

Se Abraão decidiu obedecer, podemos dizer que Isaque escolheu permanecer. Permanecer na terra prometida, mas não conquistada. Permanecer na mesma peregrinação e na mesma fé que via em seu pai. Isaque não teve eventos espetaculares em sua vida, mas aprendeu que, na maioria das vezes, era necessário caminhar, sempre confiando que Deus estaria com ele.

DEUS DE JACÓ

É interessante que o Senhor não se revela como o Deus de Israel, mas sim, como o Deus de Jacó, aquele que mentiu ao próprio pai, aquele que se agarrava às coisas, que buscava conquistá-las com todas as suas forças. Jacó, aquele que decidiu conquistar. Mas não somente coisas, o que ele realmente buscava, era conquistar a benção de Deus, pois sabia que seu pai e seu avó haviam alcançado algo além, por causa da fé. Mesmo tendo tomado decisões controversas e enfrentado batalhas contra sua família, contra a vida e contra o próprio Deus, Jacó nos deixa a lição de que devemos lutar para ter a benção de Deus em nossos lares.

Abraão decidiu obedecer, Isaque escolheu permanecer e Jacó decidiu conquistar. E assim, através dessa família a missão de Deus se desenvolveu, cresceu e se manifesta entre nós, dando-nos uma viva esperança, e nos incluindo na mesma missão, a de levar essa esperança a todas as famílias da terra.

 

Everton Santos, empresário e articulista, colaborador do Rede Família.
Daniel Motta, publicitário e arte-finalista, colaborador deste blog.