fbpx

ALINHADO COM O DIVINO

Em nosso mundo acelerado, o planejamento humano tornou-se a base da eficiência e do sucesso. E a participação divina tem sido negligenciada nesse processo.

Lembro-me de uma época em que planejava minuciosamente, cada aspecto da minha vida. Mas ao final, descobri que estive apenas andando em círculos. Foi como seguir meticulosamente um mapa, apenas para perceber que ele me levava de volta ao ponto de partida. Foi então que entendi: sem Deus nos meus planos, estarei apenas traçando círculos, deixando de dar passos largos.

DEUS NOS PLANOS

Planejamos meticulosamente nossos dias, semanas e anos, muitas vezes confiando apenas em nossa compreensão e previsão. Mas existe uma dimensão do planejamento que estamos perdendo. O que acontece quando convidamos Deus para esse processo? Explorando o poder transformador do planejamento com Deus, perceberemos uma jornada que vai da nossa visão limitada, em direção ao acolhimento da orientação divina.

LIMITAÇÃO E IMPERFEIÇÃO

Haverá sempre limitações ao executarmos qualquer planejamento sozinhos. É que planejamos com base apenas em nosso entendimento, e aí, muitas vezes descobrimos que somos limitados. Nosso conhecimento é limitado, nossa previsão é imperfeita. Estabelecemos metas com base no que achamos melhor, e, ás vezes, nos encontramos numa encruzilhada. Sentimo-nos perdidos, insatisfeitos e frustrados. A razão? Estamos navegando com um mapa que possui limites. Em contraste, planejar com Deus abre-nos uma perspectiva onisciente – uma tal que vê, além das restrições do nosso ambiente imediato e vislumbra o esquema mais grandioso das nossas vidas.

CONSAGRE SEUS PLANOS

Provérbios 16:3 (NVI) declara: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e ele estabelecerá os seus planos”. Esta poderosa escritura não é apenas uma sugestão: é uma diretriz para uma vida plena. Implica que, quando alinhamos os nossos planos com a vontade de Deus, os nossos caminhos ganham um propósito que transcende nossas ambições pessoais. Este alinhamento não significa abrir mão do controle. Em vez disso, trata-se de criar a nossa vida com a parceria, chancela, direção e bênção do criador ao final de tudo.

TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE

Os benefícios de planejar com Deus são inegáveis. Convidar Deus para o nosso processo de planejamento traz inúmeras vantagens. Proporciona clareza em meio à confusão e paz em tempos de incerteza. Isso garante que nossos objetivos não sejam apenas egoístas, mas sirvam a um propósito maior. Planejar com Deus muitas vezes leva a resultados que são mais enriquecedores e gratificantes do que poderíamos ter quando orquestrando por conta própria.

APRENDENDO NA PRÁTICA

Na prática, como planejar com Deus? Tudo começa com oração – uma conversa com o Pai durante a qual apresentamos nossos planos diante dele e buscamos sua orientação. Envolve meditar nas Escrituras, buscar o conselho de Deus e estar em sintonia com os sussurros do Espírito Santo. Trata-se de estar aberto ao redirecionamento divino e reconhecer que, muitas vezes, os planos de Deus podem ser diferentes dos nossos e tudo bem. Ao final, tudo dará certo, basta ter fé e entregar. Para isso, faz-se necessário superar a mentalidade do ‘’faça você mesmo” e o “eu posso lidar com tudo”.

FIADOR INDISPENSÁVEL

Abraçar o planejamento com Deus, significa reconhecer nossas limitações e confiar em Seu poder ilimitado. É uma jornada que começa na priorização da suficiência divina e se apoia na dependência de servo. Em essência, planejar com Deus não significa perder o controle.

Trata-se de ganhar um parceiro e fiador em nossos empreendimentos. Quando alinhamos nossos planos com a vontade divina, embarcamos em uma jornada que nos leva à verdadeira realização e ao nosso indispensável enquadramento ao propósito dele para nossas vidas.

Gerson Rolim, ministro do Ministério família.

Daniel Motta, publicitário e arte-finalista, cooperador do Ministério Família.