fbpx

MAPAS PARA A FAMÍLIA

O novo ano já começou, mas alguns de nós, lutamos com planos inconclusivos para a família. Idealizamos esboços com projetos e destinos que não levam a lugar algum. E agora?

Você já pensou no fato de estar perdido em um lugar desconhecido? Para os mais jovens, a ideia de se perder em um trajeto de viagem, parece algo quase impossível. Afinal, nos dias atuais temos um mecanismo tecnológico que mostra exatamente o passo a passo, para chegar onde desejamos: O GPS. Colocado o local de saída e o destino, aí está a indicação exata do trajeto e das formas possíveis de chegada a qualquer lugar. Porém, há poucos anos atrás, o único meio de se chegar a um destino, era recorrendo a um mapa físico, impresso em papel, geralmente enorme, que ficava dobrado no porta luvas do carro. Esse aparato nos mostrava todos os caminhos e rotas possíveis dentro de determinado espaço geográfico.

Para dificultar ainda mais a situação, usar um mapa requeria algumas habilidades, como saber interpretá-lo, conhecer os sentidos, e entender suas cores e códigos. Era necessário esforço e empenho para achar o destino certo. Mas, depois de adquiridos tais conhecimentos, seu uso era imensamente facilitado. Em nossa vida familiar não é diferente, precisamos de um mapa que nos leve ao lugar que Deus planejou para a nossa família.

EVITE OS BECOS

São inúmeras as vezes em que, casais e famílias se veem diante de dilemas, para decidirem quais caminhos tomar, para alcançar os objetivos que planejam para suas vidas. Sejam decisões sobre carreira, habitação, viagens, filhos e educação, ou sobre a igreja e seus ministérios. A todo tempo estamos criando planos e idealizando destinos, visando chegar a algum lugar. Planejamentos e estratégias são colocados em prática, busca-se ferramentas e soluções, analisa-se possibilidades e impossibilidades de atingir aquilo que se deseja. E no fim, muitas vezes nos encontramos andando em círculos ou perdidos num beco sem saída. E atualmente, até com o GPS podemos parar em becos sem saídas. E daí?

GUIA CONFIÁVEL

Nosso bom Pai deixou um mapa para nos guiar em nossas escolhas, direcionando nossos passos e nos levando a um futuro mais excelente, num projeto que Ele deseja nos dar (Jr.29.11). A Palavra de Deus é um guia confiável, que nos conduz por um caminho seguro, que nos leva a um lugar agradável e perfeito, o centro de sua vontade. Em sua Palavra podemos encontrar a direção certa e seguir por uma rota fundamentada sobre princípios inabaláveis. Semelhantemente ao mapa físico, precisamos de alguns detalhes para poder entender e assimilar essa direção que a Bíblia nos mostra, para extraírmos o máximo de exatidão no trajeto indicado por ela.

MEDITAÇÃO NA PALAVRA

“Desperto de madrugada, para refletir em tuas palavras.” Salmos 119:148 (Nova Versão Transformadora). Dedicar tempo nessa busca é uma prioridade indispensável. Existe uma vida verdadeira nas linhas desse livro, que só pode ser acessada com análise, estudo e meditação. E isso requer a dedicação de um tempo específico de nosso dia. Não podemos ler de forma descuidada, sem intenção de aprender. Não agir apressadamente, apenas para riscar um item de nossas agendas ou negligenciar aquilo que a Palavra está falando a nós.

ORAÇÕES E REVELAÇÕES

Lembram que eu disse no início que um mapa era de difícil de interpretação? A Bíblia também contém terrenos desconhecidos e as vezes perigosos, quando analisados fora de contexto, mas temos a ajuda divina para conseguir localizar os melhores caminhos e as rotas mais seguras. A ajuda do Espirito Santo, que nos conduz a toda verdade. Precisamos falar com Ele e pedir ajuda para entender e compreender sua direção (João 16:13 e Jeremias 29:13,14).

OBEDIÊNCIA À PALAVRA

Mas ter um mapa e uma bússola, não nos garantem chegar a algum destino. É necessário trilhar o caminho, pôr em prática aquilo que aprendemos e seguir a jornada da forma certa! Para se chegar ao destino que Deus tem preparado para nossas famílias, precisamos dar os passos de fé e de obediência que Ele nos pede. (Salmos 119:60,61 e Tiago.1.22-25). Como famílias, temos o costume de fazer muitos planos e projetos, mas devemos alinhá-los aos planos do Senhor, para seguirmos nossa jornada de edificação de nossos lares, sobre a rocha inabalável.

Everton Santos, empresário colaborador do Rede Família.

Daniel Motta, publicitário e arte-finalista, colaborador deste blog.