fbpx

SEREMOS UM SÓ

“O casamento não é a união de dois mundos, como muita gente pensa, mas o abandono dos mesmos, para formar um só”.

Isto foi o que defendeu Mike Mason, palestrante americano, também autor do livro “O mistério do casamento”. Em defesa do individualismo desmedido para cada cônjuge, há quem leve a vida de solteiro para dentro do casamento, anulando o respeito, o comprometimento e até a fidelidade conjugal. E não só os jovens vivenciam tal prática, mas também, gente de meia idade. Portanto, faça planos, como casal, para refletir com frequência sobre essa questão.

JÁ NÃO SÃO DOIS

O fundamento sobre o qual o referido escritor se baseia, está nas Escrituras (Gênesis 2 e Marcos 10), que nos apontam a todos, a importância de se trabalhar a unidade na vida conjugal. E realmente, esta não é uma tarefa fácil, já que cada um vem de uma realidade diferente, ou seja, de mundos distintos.

E quando a Bíblia fala em “deixar pai e mãe para tornar-se uma só carne”, se refere a um processo transformador, nos aspectos conceitual e comportamental. Literalmente, é algo mais que deixar a casa paterna. Juntos, marido e esposa, investirão – entre outros projetos – seus esforços na criação de um projeto de vida, impregnado por princípios e valores morais e espirituais, que levem aquele novo casal a glorificar a Deus e a honrar, apoiar, dignificar e amar um ao outro.  

INSTABILIDADE NA UNIDADE

Na vida conjugal surgirão problemas e o pior deles, é o da deteriorização da unidade. É um caos assustador e fatal, que desestabiliza o casal e os filhos. E aí? Que fazer? Ainda mais quando não temos a menor idéia do caminho a seguir em busca da restauração? A situação parece piorar, quando o outro cônjuge se exime de toda e qualquer culpabilidade nesta situação.

LIVRAMENTO DO ALTO

Na presença de Deus, o bom e cuidadoso Pai, nínguém tem motivos para desesperar-se. Se você crê que Ele de fato é poderoso e provedor de livramentos, mesmo os mais difíceis, reanimado pela força que a fé te infunde, persista nas tentativas de salvar seu casamento, mesmo quando tentado a desistir.

Deus instituiu o casamento para a felicidade do homem e da mulher, mas para que ela seja plena, precisamos entender que há um processo, que é o da construção de unidade conjugal. O Ministério Rede Família estará sempre pronto para te ajudar nesse intento. Conte conosco.

Augusto Zeferino, jornalista colaborador do Rede Família

Daniel Motta, publicitário e arte finalista, colaborador do Rede Família